Índio e procuradora decorrem do PIG

Opinião do blog


Estamos em um momento em que a sociedade terá que decidir se aceita ou não que os seus processos eleitorais sejam eternamente tisnados pelas artimanhas de última hora destinadas a mudar os rumos das eleições presidenciais, fenômeno que se reproduz a cada quatro anos desde  1989, na primeira eleição direta depois da ditadura militar.

O candidato da direita e seu partido, naquela época, foram inventados do nada, de forma a barrarem a chegada de Lula ao poder. Collor e PRN apareceram do nada e a ele voltaram. Antes, porém, passaram pelo poder – com o resultado conhecido – graças ao mesmo tipo de estratégia que volta a ser usada neste ano.

Ontem, a política vestiu a camiseta do PT nos seqüestradores de Abílio Diniz; hoje, os leões-de-chácara do partido campeão de cassações de mandatos por corrupção, o DEM, tenta vestir no mesmo PT a camisa das Farc.

Outra invenção destra se propôs ao papel de pistoleiro, tentando ressuscitar o medo do PT que a sociedade comprou da direita há 21 anos, na primeira eleição presidencial disputada por Lula. Trata-se de alguém que agregou a palavra índio ao nome e que caiu de paraquedas na campanha de José Serra com a finalidade de fazer ataques criminosos aos adversários dele.

O que espanta, porém, é o Judiciário abrigar membros que, de forma sistemática e suspeita, dão declarações partidarizadas para a mídia e a campanha de Serra, que são a mesma coisa, reproduzirem contra Lula, Dilma e o PT.

O caso da vice-procuradora geral eleitoral, doutora Sandra Cureau, é surpreendente. A desenvoltura e a forma sistemática com que tem se manifestado, de forma que claramente pretende produzir fatos políticos para a campanha de Serra, torna difícil alguém não querer ao menos que ela se explique.

Diante dos fatos elencados e das notícias de que o PT ainda decide se processará o candidato a vice-presidente na chapa de José Serra, alguém chamado “Índio da Costa”, e se representará à corregedoria do Ministério Público contra a doutora Sandra Cureau, quero manifestar meu ponto de vista sobre essas ações.

Não apenas acho que não há como deixar de processar criminalmente o tal índio como, também, acho que a única forma de se ter garantias de que não temos uma Justiça Eleitoral partidarizada no Brasil em pleno processo eleitoral será representando contra a procuradora, até para que ela se explique formalmente.

Agora, a ação mais urgente, mais necessária, mais inadiável, essa acredito que o PT não irá empreender. Tanto o índio quanto a procuradora só podem fazer o que um efetivamente faz e o que a outra pode estar fazendo devido ao conluio da direita tucano-pefelê com os grupos empresariais Globo, Folha, Estado e Abril, além de seus tentáculos.

A comunicação de massas no Brasil – que inclui concessões públicas – está infringindo a lei eleitoral ao atuar como linha auxiliar da campanha de José Serra. O pistoleiro convertido em vice do tucano e a procuradora suspeita de partidarismo são apenas peões manipulados por controle remoto. São efeitos, apenas. A causa é uma imprensa que virou partido político.