Globo reclama de juro menor

Diante do aumento menor do que o esperado da taxa Selic – esperava-se 0,75% e o aumento foi de 0,5% – na última reunião do Copom, na noite de quarta-feira o comentarista  de economia do Jornal da Globo, Carlos Alberto Sardemberg, e o âncora Willian Waack acusaram o Banco Central de ter aumentado menos a taxa por “motivação política”.

Trocando em miúdos a tese da dupla, o BC teria aumentado em menos 0,25 p.p. a Selic para ajudar a campanha eleitoral de Dilma Rousseff.

A teoria é tão cretina que custei a acreditar que tivesse sido proferida, pois se houvesse motivação política no BC a Selic não teria voltado a subir nos últimos meses, em pleno ano eleitoral.

O fato de a Selic ter aumentado menos do que os dois palhaços da Globo esperavam não irá gerar absolutamente nenhum efeito eleitoral, pois o aperto monetário continua se acentuando e ninguém conseguirá perceber qualquer diferença entre aumento de 0,5 p.p. ou de 0,75 p.p.

A continuidade do aperto será sentida de qualquer forma na economia, pois aumento dos juros está havendo. Além do que, o efeito do que se fizer agora com os juros só será sentido daqui a meses, com toda certeza depois da eleição.

A teoria é tão burra que ignora que Dilma cresceu nas pesquisas durante o auge do aperto monetário desencadeado pela inflação de demanda que começou a surgir neste ano, com a economia crescendo a taxas consideradas “chinesas”.

É claro que o que interferiu na decisão do BC sobre o aumento da taxa básica de juros da economia foi a queda acentuada da inflação e a perceptível redução da atividade econômica, redução que continuará em curso durante a campanha eleitoral.

Nem se o governo Lula quisesse usar o BC politicamente, conseguiria fazê-lo agora. Repito: teria que ter segurado a restrição monetária lá atrás, no começo do ano, para que a economia chegasse a outubro bombando, mesmo que às custas de um grave problema inflacionário no ano que vem.

Eis a prova de que não há nada que este governo faça que deixará de ser criticado pela Globo, porque o objetivo é apenas o de criticar. É uma aposta na incapacidade do público de refletir que se o governo aumenta os juros é criticado e se baixa, também é criticado.

A Globo continua apostando na burrice do povo. Já do lado do governo Lula e da campanha de Dilma, a aposta é inversa. Este é o busilis desta eleição: será o brasileiro tão burro a ponto de negar continuidade a um governo que melhorou tanto a sua vida com base em meros “trololós” ideológicos e econômicos?

Tags: , ,

99 Comentário

  1. Se nosso Presidente Lula ANDASSE sobre as águas, eles iriam dizer que ele faz isso porque não sabe NADAR.

  2. Eduardo, pelo menos os palhaços levam o trabalho deles á sério e estas duas ou três ANTAS?

  3. Datafolha e o “voto útil” para o governo de SP em 1998

    O Datafolha simplesmente não acertou um único resultado em cheio. E o pior, no erro mais grosseiro o instituto deu a Marta Suplicy 7,5% menos do que ela obteve, isso numa pesquisa realizada a menos de cinco dias da eleição. O eleitor de Marta confiante no Datafolha se viu na seguinte posição: escolher entre os males o menor ou simplesmente lavar as mãos. Dá pra imaginar, depois de abertas as urnas, a cara de idiota de muitos eleitores que ludibriados pelo Datafolha deram o “voto útil” a Covas na certeza de que Marta não tinha chances de ir ao segundo turno.
    http://www.dissolvendo-no-ar.blogspot.com

  4. Depois que ouvi o Sardemberg dizer que o Brasil está crescendo, mas crescimento demais não é muito bom, eu cheguei a conclusão que ele poderia trabalhar no programa humorístico Zorra Total.

  5. Pensei melhor,Edu.Eles aderiram de vez às teorias conspiratórias(e eu que pensava que eu era um dos poucos malucos adeptos disso) ao dizer que o BACEN(O Banco Central!!!Terreno dos rentistas!!!!) quer eleger Dilma diminuindo o aumento(vejam bem!!!AUMENTO) das taxas de juros.Fala sério……..
    Já estou pensando em convidar o Sardenberg e o William Vaca para assistirmos aos filmes sobre OVNIS que existem no YOUTUBE.Você sabia,Edu,que Bush pode ser um reptiliano????????????

  6. Carlos Alberto Sardemberg é um completo imbecil e William Waack é um fanático de direita, como poucas vezes vi alguém tão fanático por algo(seja religião, ideologia política ou futebol). Nunca esquecerei os "depoimentos" de Waack, colhidos pelo realizador de um excelente documentário sobre Prestes : Waack aparecia SOMENTE PARA VER DA PIOR FORMA POSSÍVEL QUALQUER FATO DA VIDA DE PRESTES. Não se tratava de discordância idológica como o comunista, tratava-se de uma visão tão maluca que conseguia "enxergar" negativamente as causas e consequências de episódios concretos da vida de Prestes, como a Coluna, ocorridos até mesmo antes dele aderir ao Comunismo. Fiz essa introdução para explicar que, MESMO SENDO UM OPOSITOR OBSTINADO DA ABSURDA POLÍTICA ECONÔMICA MONETARISTA NEO-LIBERAL DO BC, NÃO POSSO DEIXAR DE VER A IMBECILIDADE, O DESATINO E A MÁ-FÉ NAS "ANÁLISES" DESSES DOIS MUARES GLOBAIS, SARDEMBERG E WAACK. CONTINUA…

  7. Continuação : E por que a "análise" cavalar da dupla global é tão absurda? Por que aumentar os juros(SEJA EM QUE PERCENTUAL FOR) numa Economia como a brasileira( que possui a mais alta taxa de juros do mundo, entrega milhões em recursos para os especuladores internacionais que deliciam-se com os Títulos da Dívida Pública, tem seu crescimento atrofiado por sua política monetária, não livrou-se da subordinação ao Capital Financeiro Internacional exatamente por suas ERRADÍSSIMAS políticas de juros e câmbio, vive um momento de retomada dos investimentos em Bens de capital e de expansão de sua infra-estrutra) é a decisão mais ANTI-ELEITORAL, ANTI-POLÍTICA, ANTI-VOTAÇÃO que pode-se tomar. Sem dúvida não FOI NENHUMA MOTIVAÇÃO ELEITORAL A RESPONSÁVEL PELA DECISÃO DO BC; SIMPLESMENTE PORQUE NÃO EXISTE ESSA MOTIVAÇÃO, JÁ QUE A POLÍTICA MONETÁRIA BURRA SÓ PREJUDICA A ECONOMIA E, SE ALGUM EFEITO ELEITORAL TIVER, SERÁ NEGATIVO. CONTINUA…

  8. E a que pode-se atribuir a "decisão" do BC? Talvez ao resultado de um jogo dialético de forças dentro do Governo. Todos sabem que QUALQUER GOVERNO não é homogêneo, há diferentes forças e interesses representados. A "thurma" do BC é o pessoal do capachismo, da subserviência ao Capital Financeiro Internacional, a quem remuneram generosamente(hipotecando nosso desenvolvimento e soberania). Todavia há também, e outros posicionamentos do Governo são prova incontestável disso, o pessoal do desenvolvimento, da independência, da autonomia. O pessoal do PAC, da política externa independente. Nomes como Mantega, Dilma, Coutinho. Pois bem, se alguma pressão houve, E É PROVÁVEL QUE TENHA HAVIDO, POIS OS "MENINOS" DO BC TÊM CRISES DE CONSCIÊNCIA AO NÃO SERVIREM TÃO BEM AOS SEUS AMOS BANQUEIROS, FOI DESSE PESSOAL. CONTINUA…

  9. Continuação : DIANTE DO ÓBVIO, VOLTO A REPETIR, ÓBVIO CENÁRIO DE EXPANSÃO ECONÔMICA(INCLUINDO-SE INVESTIMENTOS EM BENS DE CAPITAL)E DO COMPORTAMENTO SAUDÁVEL DA INFLAÇÃO(TODA ECONOMIA PARA SE DESENVOLVER TEM QUE TER UM POUCO DE INFLAÇÃO, EVIDENTEMENTE SERÁ UMA INFLAÇÃO SUPORTÁVEL),QUE JÁ VEM ACONTECENDO HÁ MESES, FICOU DIFÍCIL PARA A "THURMA" DO BC ATENDER PLENAMENTE AOS SONHOS DOS SEUS AMIGUINHOS BANQUEIROS. E ainda bem que isso ocorreu. É um sinal indiscutível(como já vimos durante todo o Governo Lula, principalmente no segundo mandato)que há forças influentes que são contrárias a essa política monetária neo-liberal, um anacronismo conservador do qual este país terá que libertar-se inexoravelmente dentro do processo de construção de sua independência. Libertação que espero que ocorra no Governo Dilma. E qual o papel da Globo nisso? ´E OBVIO QUE A GLOBO ESTÁ COM OS BANQUEIROS E COM TUDO O QUE REPRESENTE O MODELO DE SUBSERVIÊNCIA DO QUAL NOS LIBERTAMOS PROGRESSIVAMENTE. Continua…

  10. Continuação : E nada mais útil a ser feito em prol dos seus aliados do que tentar atingir esse Governo, SEJA DO JEITO QUE FOR. Afinal, os banqueiros não são burros, sabem que uma administração progressista, com um projeto de país, como a de Lula, por mais que esteja subserviente a eles e prometa manter-se assim, é inconfiável. Há sempre nela os que trabalham, e constroem, a Justiça Social, o desenvolvimento soberano, a independência. Por isso, derrubá-la, e colocar em seu lugar um capacho dos Bancos e das multinacionais(como Serra)é garantir a perpetuação da ordem social desumana que tanto os beneficia(e só a eles e a 0,5% da população). Assim, é com esse "plenajamento maior"(derrotar um Governo progressista)que a Globo ataca o Governo. seja proferindo IMBECILIDADES ABSURDAS, como as da dupla de "jornalistas amestrados"(Sardemberg e Waack); seja criticando, antes de sua realização, um aumento de juros que eles mesmos pedem(como já fez Sardemberg na CBN)e que, depois de realizado, conta com o silência cúmplice desses vermes. Continua..

  11. Continuação : Essa é a "lógica" que motiva os posicionamento da Globo e de todo o resto da corja midiática(a mesma que não dava um pio diante da política de juros de FHC, ainda pior do que a de Lula, que pôde aliviá-la devido a mudanças parciais em nossa Economia, geradas pelo começo da montagem de um modelo de desenvolvimento que, se ainda estão longe de libertar-nos da dependência do Capital financeiro Externo, ao menos aliviaram um pouco sua exploração nefasta). Lógica que não está apenas nas "análises" destrambelhadas da dupla de múmias do Jornal da Globo, vai muito além, é uma política deliberada da emissora(e do resto da mídiai)que perpassa todo o noticiário global e até seus programas de entreterimento(vi recentemente a Globo tentar culpar o Governo Federal pela DESCONTROLADA criminalidade de São Paulo, cujo único culpado é o PSDB que vocês elegem. Como vi programas supostamente de entretenimento, como "A Grande Família", fazendo coro para as teses fascista globais). POR ISSO A REPRESENTAÇÃO Do MSM É PARA ONTEM.

  12. Assistam ao vivo comício de Lula na Boca Maldita em Curitiba, no blog do Esmael, http://www.Osmar.com.br ou http://www.gleisi131.com.br

  13. Bom dia

    Vi sua matéria, através de reprodução do blog Salada de Idéias do companheiro de internet Sandro. Não assisti a essa entrevista, mas, não me surpreendo com mais nada que os paus mandados da família marinho, dizem nos telejornais ou publicam em suas colunas do diário da oposição que atende pelça alcunha de O Globo. Aliás, foi muito bom ver acara de velório de WBONNER, ao divulgar a pesquisa do IBOPE apontando a liderança de Dilma. Quando o IBOPE publica que Dilma possui cinco pontos de vantagem sobre Serra, é indício de que ela já deve ter no mínimo o dobro disso.

  14. Os pedágios das rodovias paulistas aumentaram em plena campanha eleitoral.Isto certamente vai influenciar a campanha do Serra de alguma maneira.

  15. Eles reclamam de tudo !!! Estão tão viciados em noticiar sob a ótica pessimista, que quando é uma notícia coerente eles não se aguentam e teem que expressar o que carregam na alma: o FEL

  16. Cara, é de envergonhar a todos nós.

    Fui acometido de uma forte gripe nos últimos dias. Ontem, por um momento achei que estava delirando por estar com febre, até que minha esposa comentou aquilo que já estava me atormentando. Eu não estava delirando. A CBN marinou…

    Marinar ajuda Serra ou contém avanços da Dilma, na opinião da CBN. Eu liguei o rádio já durante o programa da Lúcia Hipóllito. A reportagem era a mesma, mas foi repetidamente a cada meia hora. Era Marina dando vozes ao PIG e deitando críticas à Dilma Rousseff e ao PT. Acreditam que ela criticou o programa de meio ambiente do governo federal? Logo ela que deixou o ministério ano passado! O que foi que ela fez no ministério que lhe permite fazer críticas à uma pasta da qual ela foi titular por muitos anos? Não seria isto um atestado de incompetência? Pobre Marina.

    Como se não bastasse a cada meia hora a notícia ser requentada, Sardemberg (esse mesmo que criticou o aumento comedido da taxa de juros) convidou uma senhora (não me lembro o nome) para falar do visual das candidatas. Marina, para a santa senhora, acertou porque usa uma maquiagem que não lhe dá uma nova configuração, manteve um padrão no cabelo e as características de uma mulher sem vaidades. Dilma não. Dilma fez uma reforma geral; desfigurou a personalidade; radicalizou nas mudanças. Mexeu no cabelo e tal….

    Mexeu no cabelo? Peraí. A santa do pau oco ouviu que a ministra passou por uma quimioterapia para tratar-se de um câncer? Não. Isso não importa. O importante é dizer que Dilma não é a Dilma e que Marina é a mulher. E continuaram, tarde inteira até o início da noite quando desliguei o rádio, a reprisar a matéria de Marina detonando Dilma e o PT a cada meia hora.

    Queria poder ver a cara desses elementos quando ouviram a notícia da pesquisa Ibope. Seria melhor que qualquer analgésico químico…

    • Isto sem contar que os partidários da Marina pretendem espalhar que Dilma Roussef foi condenada nos Estados Unidos e em mais onze países pelo sequestro do Embaixador Elbrik. E que não adiantaria votar nela para Presidente pois ela não poderia visitar esses países. Como se os ''verdes'' Fernando Gabeira e Alfredo Sirkis não estivessem, esses sim, proibidos de entrar nos Estados Unidos e nos outros onze países.

  17. TOSCO!!!!

  18. O pseudo-jornalista Sardemberg é um daqueles que sempre pensam em golpes baixos e rasteiros contra Lula. É um golpista de quinta categoria. É um farsante.

    Mas este insignificante pseudo-jornalista tem que ficar puxando o saco dos patrões golpistas, pois somente assim ele tem o seu emprego garantido, já que ele é muito incompetente.

  19. Eduardo, o sarden eo o waak é a versão alto e baixo do gordo e o magro, naturalmente só no fato de formarem dupla, pois aqueles – tremendos imbecis, ignorantes e boçais, puxasacos do patrão, não chegam aos pés destes que, comediantes fantásticos, fizeram a alegria de minha e de muitas juventudes. A dupra da grobo, o primeiro a gaguejar e espalhar perdigotos na frente das câmeras, e o segundo com a pose de Teda Bara depois da maleita, mesmo fazendo com fidelidade canina tudo aquilo que seu mestre e dono – lá deles – (marinho) mandar prá prejudicar o grande PRESIDENTE LULA, jamais conseguirão. DILMA NA CABEÇA NO PRIMEIRO TURNO PRÁ DESESPERO DA TUCANALHADA!!! A. S. BRAGA.

  20. esses ai nao faz parte do instituo millenium inutil golpista, com o resto das m…………. incluindo aquele humorista de quinta categoria. é essa turma mesmo que tramando dia e noite golpe contra o pres. lula a mando é claro de gente dez vezes mais fortes que esses lixos ai. entao sao um bando de pau mandado puxa saco mesmo que nao serve para nada a nao ser a elite golpista branca . mas se deus quiser esses malditos nao vao conseguir de geito nenhum.

  21. Já não me susrpreendo com os comentários dos pulhas da Globo e do outros Pigjornalistas. Os caras são o preconceito cuspido e escarrado. Pra mim é um "arakiri" global. Só me divirto lendo as desconstruções feitas pelos blogs pró-DILMA. Só Dilma até em MARTE.

    Abraço e vamos em frente DILMA PRESIDENTE.

  22. Eu fico bobo de ver que tem gente que gasta energia eletrica assiatindo jornal da tv Globo. Jornal e Jornalista é para dar as noticias e não fazer para a cabeça do ouvinte com comentarios tedenciosos.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Globo reclama de juro menor | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.