Como desmascarar o PIG

A repercussão que teve a proposta do Movimento dos Sem Mídia de denunciar à Justiça Eleitoral um dos tradicionais processos de campanha eleitoral ilegal que a grande imprensa brasileira costuma desenvolver para os políticos de sua preferência a cada ano eleitoral desde sempre neste país, nos obriga a ir em frente.

A teoria do MSM é a seguinte: a grande imprensa escrita, televisada e radiofônica, maiormente representada pelos grupos empresariais Folha, Estado, Globo e Abril, com seus tentáculos espalhados por todo o país, está promovendo, mais uma vez, uma enxurrada de noticiário em favor da candidatura José Serra e contra a candidatura Dilma Rousseff.

Nos jornais, por exemplo, há dias em que se vê as primeiras páginas com quatro, cinco, seis manchetes negativas para o PT, seja fazendo denúncias, seja comprando as teses da oposição tucana, seja defendendo tucanos aliados de Serra, promovendo campanha negativa contra Dilma.

Esse fenômeno se reproduz, de forma análoga, porém mais dissimulada, em concessões públicas de rádio e televisão.

Esta campanha eleitoral tem sido marcada por uma atuação bastante vistosa da Justiça Eleitoral, que tem multado seguidamente os candidatos a presidente e titulares do governo federal e do Estado de São Paulo por “propaganda antecipada”, e até veículos de comunicação, como no caso do jornal O Estado de Minas, recentemente multado por fazer campanha eleitoral para Serra.

A Justiça Eleitoral também tem  aplicado multas a sindicatos por fazerem “campanha negativa”. Ou seja: entidades que têm criticado Serra publicamente, estão sendo acusadas de atuarem para a campanha de Dilma.

Diante disso, surge uma avenida de oportunidades para mostrar a essa Justiça Eleitoral que a campanha eleitoral negativa e antecipada mais escandalosa quem tem feito são os quatro grupos empresariais supra mencionados e seus tentáculos menores na imprensa.

Há inclusive uma atuação conjunta da mídia e do PSDB, do DEM e do PPS, na qual os primeiros levantam alguma denúncia contra o PT e os meios de comunicação se encarregam de endossá-la, como no caso do “dossiê” contra Serra e no da “quebra de sigilo fiscal” do tucano Eduardo Jorge, casos nos quais a mídia claramente optou por endossar as posições oposicionistas.

A adesão praticamente automática da mídia à oposição é verificável em praticamente todas as questões políticas, econômicas e administrativas. Não consigo me lembrar de um só caso em que a mídia tenha ficado ao lado do governo e contra a oposição. Se existir, é exceção da exceção.

Todavia, há uma dificuldade para levar essas ações partidarizadas da mídia à Justiça. Por mais que qualquer um que seja honesto saiba que Globos, Folhas, Vejas e Estadões são tucanos até a alma, para a Justiça é preciso oferecer evidências concretas desse fato.

Há que fazer uma apuração de um período (qualquer período) que se verificará com facilidade o enorme apoio que Serra e seus aliados têm recebido dos veículos supra mencionados em todas as suas questões com Dilma, Lula e o PT.

Se pegarmos qualquer período, há uma avalanche de notícias, editoriais, colunas etc. atacando e acusando e criticando a situação, sempre sob a ótica da oposição, tratada pela imprensa como vítima de um governo despótico e corrupto.

O grande problema é fazer essa apuração em tempo hábil.

Apesar do apoio dos leitores deste blog, que às centenas se filiaram ao Movimento dos Sem Mídia e que se propuseram não só a trabalhar mas a contribuir com doações para que tenhamos alguma receita que nos dê condições de assumir compromissos, um estudo como esse, que mostre, estatisticamente, como é descomunal o partidarismo midiático, precisa ser feito em bases minimamente científicas.

Pensei, então, em recrutar filiados e simpatizantes do MSM para pegarem períodos dos arquivos dos jornais que seriam divididos entre os envolvidos e classificarem as edições diárias por notícias negativas para cada candidato, notícias positivas e notícias neutras.

A idéia é a de que se dê para cada militante do MSM um período para apurar, porque, de acordo com estudos do setor jurídico da organização, a denúncia desse partidarismo está amplamente amparada pela lei que rege a matéria eleitoral.

Se ficar minimamente demonstrada a campanha partidarizada que a mídia vem empreendendo para ajudar Serra, esses veículos podem ser multados. Mas o principal efeito será político, pois, pela primeira vez, haverá um fato que comprove que Globos, Folhas, Vejas e Estadões vêm atuando como partidos políticos.

O grande problema de o estudo ser feito da forma que imaginei inicialmente é no que tange cada um que ajudar a fazê-lo saber identificar claramente o que é notícia negativa, positiva e neutra, pois, aí, entram em campo os sentimentos das pessoas.

A subjetividade e a tendência ideológica podem fazer alguém ver notícia negativa ou positiva onde não existe, pois quando se tem lado é mais difícil ter equilíbrio. O melhor, portanto, seria conseguir fazer um trabalho estatístico independente e feito por pessoas treinadas para tanto.

Estou em contato com algumas instituições que poderiam nos socorrer nesse caso, mas, como todos sabem, os recursos do MSM, mesmo com o apoio dos leitores deste blog, são bastante escassos.

Na pior das hipóteses, se não tivermos como bancar um estudo profissional, teremos que tentar selecionar pessoas com algum conhecimento para fazermos o estudo nós mesmos. Seria um trabalho difícil, mas poderia ser feito.

Posso comprar assinaturas de jornais, exemplares antigos, de forma a irmos quantificando e classificando essa campanha eleitoral ilegal imensa que os veículos em questão têm feito para Serra.

O importante, agora, é que o apoio dado ao MSM pelos caros leitores durante este mês de julho prossiga, de forma a termos recursos para ir em frente e, pela primeira vez, provarmos, publicamente, que a grande imprensa brasileira se converteu em um partido político, já descrito como Partido da Imprensa Golpista.

Se tivermos êxito, acho que será um duro golpe para uma elite que criou para si um aparato de comunicação que se constitui em um poder paralelo ao do Estado, que tem conseguido atrasar o progresso do país escudado em uma liberdade de imprensa que nada mais é do que liberdade para usar até concessões públicas em prol de interesses sectários de um pequeno e influente grupo social.

Há, ainda, a frente de luta contra a manipulação de pesquisas, que graças aos leitores deste blog o MSM está tendo como travar. Aliás, nessa questão estamos muito próximos de provar que um crime eleitoral foi cometido por ao menos dois institutos de pesquisa, pois estamos indo para cima do inquérito que o MPE enviou à Polícia Federal com base na representação dos Sem Mídia pedindo auditoria de todos os institutos de pesquisa.

Neste fim de semana, teremos as pesquisas Datafolha e Vox Populi sobre a sucessão presidencial. É bem possível que um desses institutos forneça as provas finais para demonstrar um crime eleitoral de falsificação de pesquisas.

Se Vox Populi e Datafolha divergirem significativamente em pesquisas que fizeram quase ao mesmo tempo, ficará claro que um deles está mentindo e, assim, haverá uma pressão adicional para que a investigação da PF caminhe mais rápido.

O Movimento dos Sem Mídia, como se vê, está em uma encruzilhada. Com o vosso apoio, poderá realizar um feito inédito na história política deste país. O Brasil, portanto, conta com cada um de vocês para que mantenham a ONG de pé, de forma que, de uma vez por todas, tenha fim o uso da comunicação dessa forma ilegal e imoral que temos visto.

Que nos próximos meses continuemos juntos e atuando, porque procurarei a todos os que se dispuseram a ajudar. E são muitos. Em grande parte, já demonstraram que estão dispostos a impedir essa vergonhosa campanha midiática para eleger José Serra. Com esse apoio todo, venceremos.

Tags: , , , , , ,

174 Comentário

  1. Acabo de ver num dos blogs do esgoto da direita que o Datafolha de amanhã insistirá num empate técnico entre Serra e Dilma (37% a 36%, respectivamente). Se realmente for verdade, o Datafolha (e a própria Folha), estarão apostando o pouco que resta da sua já combalida credibilidade para tentar desviar os rumos desta eleição, que a cada dia se mostra mais definida em favor da candidata do PT.

    Acho que esta será a prova derradeira para fazer com que a PF caía em cima do Datafolha e desmascare de uma vez esta corja que quer voltar a dominar o país.

    • sr. Artur, falar em credibilidade agora é fácil…pesquise nas últimas 5 eleições quem acertou mais nesse mesmo período, se o Datafolha ou o Voxpopuli e terá uma surpresa…

  2. Prezado Eduardo
    O exercício da democracia é, as vezes, extremamente difícil.
    Admiro sua paciência com os comentaristas que vem com provocações absurdas, sem base e voce perde seu tempo respondendo.
    Vejo em outros blogs uma estratégia que dá certo: deixe que os comentaristas se digladiem ou mesmo que, de tão ridículos, estes "comentaristas", que na verdade apenas querem lhe apurrinhar, bradem no deserto de suas, se é que é possível assim chamar, "idéias" vazias e desesperadas.
    O que eu espero que voce não faça, apesar de ser o mais fácil, é agir como alguns blogueiros a soldo da direita, que nem sequer publicam coisas que sejam contrárias aos seus pensamentos democráticos ou "reais".
    Aliás, me lembrei de um colega que dizia algo mais ou menos assim: "Na democracia mando eu, na ditadura, você"
    Um grande abraço e, firme aí
    Zécarlos

    • sr. Zé Carlos,

      venho acompanhando esse blog desde 2008 (ano da grande derrota da D. Marta) e posso lhe afirmar uma coisa: posso estar enganado, mas o que o Sr. Eduardo faz, faz porque gosta ou porque realmente acredita no que faz (embora eu concorde cada vez meons com ele). Já os Paulo Henriques da vida fazem porque são remunerados para tanto por quem se interessa em ter um algoz de aluguel que tem um verniz de credibilidade (afinal já foi da Globo, etc.). Veja o site dele, tem patrocínio da CAIXA ECONOMICA FEDERAL. O Azenha, por seu turno, vira e mexe "morde" um lá na tal TV estatal do Franklin Martins (nem me lembro o nome). Por isso é que o único dos blogs defensores do PT que ainda vale a pena vir é esse, pois, parece, o pessoal acredita mesmo no que faz e fala.

      • Falou e disse Abel. Tinha um cara que frequentava esse blog e chamava o Eduardo de Teimosão. Não é você não ?

      • Prezado Abel
        Parece que o Sr. tem um vasto conhecimento sobre blogs e blogueiros.
        Poderia o Sr. tecer algumas considerações também a respeito do que se passa nos de direita?
        Seriam eles remunerados, estariam mancomunados com alguém? Ou também agem por ideologia pura? Eles permitem o contraditório como permitem os que o Sr. citou?
        Se o Sr. fosse o Franklin, quais jornalistas convidaria para sua mesa?
        Aliás. o Sr. deve ser daqueles que dizem que o PSDB/DEMO "faz preenchimento de cargos em comissão" e o PT/Aliados "aparelhamento do estado".
        Positivamente, eu não compraria um carro seu.
        Um democrático abraço
        Zécarlos

  3. Olá Eduardo…

    Olha que hoje saiu a pesquisa Vox-populi confirmando Dilma com 8pontos a frente de Serra.
    Mas, logo em seguida, olha o que Noblat colocou no seu Blog.
    Olha só o Golpe.

    "Enviado por Ricardo Noblat -23.7.2010 22h54m
    Sosseguem, tucanos (ou não)

    O DataPolvo, o instituto de pesquisa deste blog, informa: Instituto parceiro apontará empate técnico entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) para presidente da república.

    Serra com 37% e Dilma com 36%."

    Olha que fraude…Eles tentam de qualquer forma ressucitar a campanha morta de Serra.

    • Se isso se confirmar, a possibilidade de fraude é mais do que considerável. Acontece que o período de apuração dessa pesquisa DataFolha vai de 20 até 23 de julho (portanto, hoje). Ainda que as entrevistas de hoje tenham finalizado no horário comercial, não haveria tempo para a tabulação dos resultados – principalmente em se tratando de uma pesquisa com 10.730 entrevistados. Ora, como alguém conseguiria antecipar o resultado de uma pesquisa ainda não tabulada? Possivelmente, apenas se o resultado já estivesse previamente determinado.

    • Rá. Se dá oito pontos na frente é porque está confirmando. Se dá empate é fraude.

  4. O Noblat tá dizendo que o Datafolha vai colocar Serra 37%, Dilma 36%.

  5. A alta popularidade de Lula e, sobretudo, a identificação do trabalhador brasileiro om o Presidente da República podem garantir a Dilma uma vitória bem mais tranquila do que se imaginava. Engraçado é ver alguns analistas de direita comemorarem o fato do fenômeno de trasnferência de votos estar chegando ao fim. Estão comemorando o quê? O fato de a dois meses e meio da eleição já poderem medir o tamanho da piaba que levaram???

  6. Olá Eduardo…
    Acho que o colega Abel Botelho deve ser a encarnação do Abel Acácio de Almeida Botelho.

    Ele foi um militar, e diplomata português, destacou-se também como escritor. Representante em Portugal do realismo extremo, conhecido como Naturalismo, escreveu, entre outros, o O Barão de Lavos e O Livro de Alda, os dois primeiros títulos da série Patologia Social.
    Como escreveu o livro "Patologia Social" deve sofrer de alguma (SPSA) Síndrome Patológica Serrista Aguda pois não gosta de nenhum comentário a favor de Dilma ou contra Serra.

  7. Edu, sou filiado ao PT, como já me manifestei aqui algumas vezes, mas se precisar da minha ajuda, como educador, tentarei fazer o melhor com o máximo de isenção possível. Mas se o próprio PT não monta uma equipe jurídica da campanha pra tornar o embate mais justo, fico com a impressão de que nos falta uma orientação jurídica neste caso.

  8. Creio que se copiarmos apenas as primeiras páginas de jornais e revistas já teremos material farto para provar como a imprensa faz campanha sistemática a favor do candidato da oposição. Nos últimos sete anos, diária e semanalmente, a chamada de capa de quase toda a imprensa é um verdadeiro massacre verbal contra Lula e seu governo.

  9. Eduardo, veja este vídeo de fevereiro. É do 'Jornal das 10', da Globo News. Além de ser extremamente pessimista quanto à cerimônia de lançamento da pré-cadidatura de Dilma Rousseff, há uma montagem, eu diria, no mínimo criminosa a partir dos 04:22… O escândalo do Panetone Gate estava no seu ápice e veja o que a Globo foi capaz de fazer. É estarrecedor. Se isso não for campanha negativa, meu caro Edu, nada mais é. O áudio, um comentário de Cristina Lobo, diz: "O objetivo… (e aqui está o crime, pois é quando entra, abruptamente, um outro vídeo, mostrando a imagen de Arruda recebendo propina e com a seguinte narração: '…para explicar esta imagem'…) (volta a Cristina Lobo) …foi indicar a ministra Dilma Rousseff como pré-candidata à presidência da república". Veja vc mesmo. O vídeo é de fevereiro, mas ainda está disponível; e não tem como ser "ação de hackers", pois é do próprio site da Globo. Os caras vinham golpeando a candidatura Dilma antes mesmo de ela ser lançada. É jogo juro, pura vilania. Abraço!

  10. Desculpe, Eduardo. Esqueci de anexar o link do vídeo. Aqui vai:
    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,…

  11. Eduardo,

    Você já viu a denúncia do Cloaca? Serra deu uma declaração no portal do PSDB de que a Dilma “PERDERIA no quesito más companhias”, mas a Folha Online livrou a cara do tucano “consertando” a frase para “Dilma VENCERIA ‘disparado’ num torneio de más companhias, diz Serra.” É de um primarismo medonho!

    http://cloacanews.blogspot.com/

  12. Tenha certeza que terá novamente o meu apôio financeiro, dentro em breve, o qual já pretendia dar mesmo sem esses fatos novos. Todavia, gostaria que me esclarecesse um pequeno detalhe : o MSM usou o evento anterior (refiro-me à última pesquisa Datafolha, em que foi feita uma manipulação grosseira do espaço amostral conforme comprovam as informações prestadas pelo próprio Datafolha ao TSE. Informações que nos mostram que o espaço amostral foi EXTREMAMENTE ALTERADO em relação aos verdadeiros percentuais de distribuição de alguns setores da população,); pois bem, gostaria que me esclarecesse se o MSM usará também as informações colhidas com a divulgação dessa pesquisa explicitamente manipulada para pegar os institutos com "as calças na mão", como você mesmo colocou. Gostaria de saber isso apenas a título de esclarecimento. É evidente que concordo que uma disparidade de resultados entre as próximas pesquisas do Vox Populi e do Datafolha será uma demonstração explícita de que o segundo instituto manipula intencionalmente suas pesquisas, alterações que sempre favorecem Serra, Continua…

  13. Acusação(a de alterar o espaço amostral) que nunca foi feita ao Vox Populi, nem mesmo pela direita. Assim, se de fato foram utilizadas informações da última manipulação do Datafolha; e ainda acrescentar-se a mais nova reincidência do instituto(que provavelmente ocorrerá em função da disparidade que aguardamos entre os números dele e os do Vox Populi)ficará impossível para a Justiça e o MPE "esquecerem-se" de punir esse instituto(e o IBOPE, que pratica manipulações semelhantes), possibilitando assim à sociedade brasileira a realização de eleições honestas, onde uma uma minoria oligárquica não arvore-se no direito de tentar impor seu candidato com golpismos.Quanto à Representação contra a mídia, É MAIS DO QUE URGENTE E ESSENCIAL. O partidarismo explícito das empresas de comunicação(que são concessões públicas e/ou sustentam-se com o dinheiro público, portanto POSSUEM, além da obrigação moral, também a legal e/ou financeira com a pluralidade)em favor do candidato José Serra é ESCANDALOSO. Não precisa-se ser eleitor de Dilma para percebê-lo.Continua…

  14. Basta-se ter um pingo de honestidade e inteligência : É IMPOSSÍVEL, diante dos bons resultados deste Governo(comprovados por números, não é interpretação subjetiva)que se consiga justificar o cabedal de notícias negativas da mídia sobre o Lula(não queremos que a imprensa não critique o governo; mas é óbvio,QUE ELA NÃO TEM MOTIVOS SÓ PARA ATACAR). Como também É IMPOSSÍVEL(pelos mesmos motivos númericos, só que agora em sentindo negativo, face à decadência de SP)que a MÍDIA NÃO CRITIQUE SERRA; e ainda é igualmente impossível(também respaldando-se nos números, só que dessa vez os que mostram seu crescimento nas pesquisas, sua liderança e a possibilidade de vitória em 1º turno) que DILMA ROUSSELF seja o poço de defeitos em que a mídia tenta transformá-la. Isso sem contar as manipulações grosseiras dos fatos, as mentiras, os despautérios absurdos que são alardeados. Assim, fica ainda mais evidente a premência da representação, para mostrar à oligarquia midiática que temos uma Democracia DE VERDADE e não uma piada, destinada aos deboches arrogantes deles e de seus criados.

  15. As pesquisa já estão aí. Data folha de novo forçando o empate com a Dilma. É demais !

  16. As "pesquisas" Datafolha e Ibope estão funcionando como uma espécie de balão de oxigênio da candidatura de José Serra, estão mantendo as "pesquisas" ligadas.
    A candidatura de José Serra só sobrevive com as "pesquisas" Datafolha e Ibope ligadas.
    Na pesquisa Vox Populi a candidatura de José Serra está em estado terminal.

  17. De Ricardo Kotscho no Balaio, a respeito dos últimos números de Vox Populi e Datafolha:
    "Agora, só nos resta esperar pelo próximo Ibope para, quem sabe, desempatar essa guerra de números, a apenas nove semanas das eleições".
    Ricardo Kotscho é inacreditável, e se o Ibope repetir o Datafolha?

  18. Eduardo, em relação à nova manipulação do DataFolha, volto a lembrar que, desta vez, há um elemento novo para facilitar seu desmascaramento. São as 17 pesquisas estaduais de vários institutos, feitas simultaneamente às atuais pesquisas nacionais de Vox Populi (Dilma 41, Serra 33) e DataFolha (Serra 37, Dilma 36).

    Temos, por exemplo, pesquisas em SP, MG e RJ de TRÊS institutos: Sensus, Vox Populi e DataFolha. Na região Sul, sempre muito usada para "subir" as intenções de voto do tucano, temos pesquisas no RS e PR (Vox Populi e DataFolha). E no Nordeste temos a BA e PE, cada qual com pesquisas Vox Populi e DataFolha.

    Creio, portanto, que a comparação dos resultados destas várias pesquisas, por estado, pode nos dar uma boa indicação do que foi que a Folha aprontou desta vez.

  19. Prezados, se a sra Maria da Graça e outros preferem Serra, cumpre respeitar. Os simpatizantes a Serra também devem respeitar quem prefere Dilma. Isso é democracia. Pessoalmente, ainda vou me decidir sobre meu voto. Segundo: a Lei deve ser respeitada. Se o PT infringiu, que seja penalizado. Se o PSDB, infringiu, idem. Se parte da mídia está infringindo, idem. Terceiro: o que o Eduardo e vários brasileiros suspeitam: alguns veículos de mídia infringiram a Lei a favor de Serra. Eduardo, você está propondo apontar indícios de ilegalidade, de maneira fundamentada, e isso é muito justo. Que se apontem as suspeitas, com base em critério pautado pela isenção e que se leve a história para a Justiça. Isso é democracia.

    • Não é possível penalizar a midia, Marcilio. Imediatamente ela passa a gritar "atentado à liberdade de imprensa" e acabou-se. Mas eles não ligam de atentar contra a liberdade de imprensa lá dentro. Sou chargista de um grande jornal, e fui de um outro maior ainda por anos… Sempre fui censurado. No primeiro, um recorde. Devem ter barrado umas vinte charges em 4 anos. É muito.

  20. Legalmente não seria possível pedir recursos para este fim. A globo pede dinheiro para o torpedão campeao, criança esperança, etc

  21. Edu é mais simples do que nós imaginamos para provar isso, tem estudos que já conprovou esse absurdo, estou falando de pesquisa científica, basta agente procurar esses estudos e anexar na representação, tem também muitos artigos de pessoas sérias e apartidárias que falam a mesma coisa o site Carta Maior está recheados desses artigos. Tem também a declaração da senhora judite. Então vamos à luta juntar todas as provas e entrar na justiça contra essa canalha mídia(PIG).

  22. Documentário – Porque Se Livrar do PIG?
    Fala para porque a mídia é o que é (uma oligarquia) e não o que os desavisados pensam que elas são. E sobre o direito a comunicação e liberdade. http://bit.ly/daxrad

Trackbacks

  1. Tweets that mention Como desmascarar o PIG | Blog da Cidadania -- Topsy.com
  2. Como desmascarar o PIG | Blog da Cidadania | Vivo Media Group
  3. Como desmascarar o PIG | Blog da CidadaniaVia Media | Via Media

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.