Campanha declarada da imprensa contra petistas pode ser ilegal

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

publicado, originalmente, em 17 de julho de 2010 às 12h26m

Sugiro ao leitor que leia atentamente este post porque dele resultará um possível e inédito esforço da sociedade civil para combater o uso ilegal de poder econômico e de recursos públicos por empresários do setor de comunicação, em claro favor de uma facção política.

Para entender a questão que estou propondo voltemos à última terça-feira (13/7), quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o jornal O Estado de Minas em R$ 7 mil por fazer “campanha antecipada” para o candidato do PSDB à Presidência, José Serra.

Segundo notícia vagamente reproduzida em alguns grandes portais de internet – e que as imprensas escrita, televisada e radiofônica esconderam total ou parcialmente –, “O veículo foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de publicar, em seu caderno de política, no dia 10 de abril deste ano, reportagem alusiva ao lançamento da pré-candidatura de José Serra à Presidência da República”.

A denúncia do MPE foi acolhida pela ministra substituta do TSE, Nancy Andrighi, que multou o jornal mineiro.

Por certo, não é a primeira vez que um meio de comunicação é multado por fazer campanha ilegal para um candidato, mas não me lembro de outro caso igual envolvendo um veículo do porte de O Estado de Minas.

O fato supra mencionado me voltou à mente na manhã deste sábado (17/7). Como a minha filha caçula, de onze anos, está novamente internada, a fim de passar o tempo entre a noite de sexta-feira até agora, devorei vários jornais e revistas comprados na banca em frente ao hospital.

Foi aí que me veio o pensamento de que os mais eminentes órgãos de imprensa escrita estão fazendo campanha eleitoral em favor de Serra tanto quanto o Estado de Minas, só que na forma de campanha negativa contra Lula, Dilma e o PT.

Impressionou-me a avaliação desses órgãos de imprensa todos juntos. É impossível ler qualquer um deles sem  que a enorme dose de más notícias contra o presidente da República, contra a sua candidata e contra o partido dos dois chame a atenção do leitor.

Comprei O Estado de São Paulo, a Folha de São Paulo, O Globo e as revistas Veja e Época

Todos juntos continuam acusando a campanha de Dilma de ter feito dossiê contra Serra e Eduardo Jorge valendo-se do poder do governo Lula sobre a Receita Federal.

Todos juntos contam que a Sociedade Interamericana de Imprensa considerou o governo Lula antidemocrático e o acusou de atentar contra a liberdade de imprensa.

Todos juntos criticam Dilma por “guardar dinheiro debaixo do colchão”, valendo-se de declaração de bens dela à Justiça Eleitoral ao se registrar como candidata.

Todos juntos manipularam o comparecimento de público ao comício com Dilma e Lula no Rio. A Folha chegou a dizer que só mil pessoas foram ao evento, o que, lendo a matéria, descobre-se que foi o que restou de público depois de cair um temporal.

Todos juntos acusam o presidente Lula de “violar as leis” por apoiar publicamente a sua candidata, ignorando total ou parcialmente que Serra também está sendo multado por infringir a lei eleitoral.

As poucas notícias desfavoráveis a Serra, além do volume infinitamente menor delas, tampouco aparecem na primeira página ou na capa desses veículos. E aparecem bem pouco. Para cada 10 notícias ou comentários contra os petistas aparecem, no máximo, um ou dois contra os tucanos, se tanto.

Afirmo publicamente que os jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e o Globo, bem como a revista Veja, fizeram e continuam fazendo campanha escancarada para Serra e campanha negativa contra Lula, Dilma e o PT fora da época permitida pela lei eleitoral.

A mera análise de um período maior de tempo revelará uma prática sistemática desses órgãos de imprensa de fazerem campanha negativa contra os petistas. É preciso trazer esses números à ordem do dia. Há que apurá-los, divulgá-los e entregá-los à Justiça.

Vale lembrar que o conceito de “campanha eleitoral negativa” surgiu recentemente, quando o sindicato dos professores paulistas, a Apeoesp, promoveu atos públicos contra o governo do Estado, o que foi considerado campanha negativa contra Serra pelo TSE, que multou o sindicato.

A sociedade civil não pode mais aceitar que a imprensa faça campanha tão descarada contra Lula, Dilma e o PT e a favor de Serra e do PSDB. A mesma Justiça Eleitoral que está punindo políticos e meios de comunicação por campanha antecipada, tem obrigação de reconhecer e punir o volume impressionante da campanha escancarada dos veículos supra mencionados.

Que fazer, diante de uma situação de afronta às leis e de verdadeira chacota por parte de uma mídia que se transformou em linha auxiliar da campanha presidencial tucana? Novamente, acho que será preciso jogar a sociedade civil em cima deles.

Só que essa ação precisa ser muito bem estudada. Até porque, dará um trabalho enorme quantificar o volume impressionante de matérias atacando Lula, Dilma e o PT. E é justamente na quantificação dessas matérias, na desproporção absurda em relação aos candidatos que está o fio da meada.

Desta forma, pretendo formar um núcleo de pessoas dispostas a colaborar com a preparação de uma reação da sociedade civil à afronta que esses grandes órgãos da imprensa escrita estão praticando contra as leis.

Estudaremos se caberá de fato ao Movimento dos Sem Mídia tomar uma atitude nessa questão. Sendo assim, quero formar um grupo de filiados ao MSM ou não para que reunamos todo o material necessário a uma medida judicial. Aceitaremos voluntários para a tarefa.

Estou entrando em contato com o setor jurídico do MSM, pedindo estudo do assunto e propondo que nossa organização se reúna talvez até com juristas independentes para melhor analisarmos as opções de reação ao abuso da imprensa escrita.

Será nesse momento que precisaremos do esforço de todos vocês para que consigamos, novamente, outros milhares de assinaturas de apoio à medida que nós, do MSM, poderemos vir a tomar conforme a natureza da análise do nosso setor jurídico.

Peço a cada uma das centenas de pessoas que acabam de se filiar à ONG que consiga apoios à possível representação ao MPE, pois esses apoios, chegando novamente aos milhares, colocarão a Justiça na obrigação de dar uma reposta séria e muito bem ponderada à propositura que lhe poderá ser feita.

Em minha visão, seria facílimo provar que Globo, Folha, Veja e Estadão estão fazendo campanha para Serra desde muito antes do permitido pela lei tanto quanto fez o jornal O Estado de Minas.

Bastará apurar o que fizeram esses veículos no decorrer deste ano. Está tudo muito bem registradinho. Claro que virão com aquela conversa de que são isentos e de que tratam todos os candidatos da mesma forma, mas será brincadeira de criança provar que é mentira.

Logo, logo voltarei ao assunto para tratá-lo em bases mais concretas. Aguardem-me.

Tags: , , , , , , , , , ,

275 Comentário

  1. E quanto às propagandas políticas do PT transportadas por veículos da prefeitura do Rio de Janeiro? Isso também é crime eleitoral. Ambos os candidatos erraram então, não apenas aquele mencionado em seu artigo.

  2. acho que devemos é fazer um manifesto contra esse pig,e se possivel botar fogo nessas desgraças,

  3. Está mais do que na hora dessa Representação contra os meios de comunicação vir à tona, como também do prometido adendo à outra Representação contra a fraude nas pesquisas eleitorais, já enviada e aceita pelo MPE, que denunciou a canalhice que tenta-se praticar com as pesquisas; adendo que, segundo você mesmo, "pegará com as calças na mão" os fraudadores de pesquisa, provando definitivamente que transformaram a pesquisa eleitoral numa arma da campanha política serrista. Sei de seus problemas pessoais e que sua abnegação já é até exagerada, mas peço um pouco de celeridade porque, o ato de anunciar-se uma medida(principalmente medidas como as que você anunciou, de grande impacto)gera inevitavelmente uma expectativa sobre a sua realização que, se não satisfeita, acaba por levar a um desistímulo, que acaba por enfraquecer o efeito de sua concretização, quando esta finalmente ocorrer. Continua

  4. Continuação : Além do que, a campanha midiática a favor de Serra continua com cada vez mais intensidade, que aumenta à medida que Serra percebe a inexorabilidade de sua derrota, e logo manifestar-se-á também através de novas fraudes nas pesquisas eleitorais que virão. Hoje mesmo, li no Blog de Brizola Neto que a Folha fascista fez um epíteto da Procuradora Cureau, a procuradora serrista, tentando trasnformá-la em herói, "esquecendo-se" dos absurdos legais praticados por Cureau(como não ter representado Serra até hoje, por este ter aparecido nos programas eleitorais de três partidos aos quais não é filiado; PFL, PPS e PTB; o que evidencia um crime eleitoral indiscutível). E assim continuará, com Cureau ou com qualquer outro maníaco que tente prejudicar Lula e Dilma, até que a Justiça haja. Outro ponto importante : ACHO QUE A REPRESENTAÇÃO DO MSM DEVERIA VOLTAR-SE PRINCIPALMENTE PARA A TELEVISÃO, MEIO QUE DE FATO ATINGE A POPULAÇÃO BRASILEIRA.

  5. Esta mais do qua na hora de enquadrar esses golpistas. A tarefa de construção da democracia brasileira ficou inconclusa exatamente porque faltou democratizar os meios de comunicação e o direito de opinião. O MSM tem contribuido para dar esse avanço criando essa consciência através da luta. Essa eleição é uma boa oportunidade para avançar nisso. Vamos a luta! Estamos ai. Grande abraço.

  6. Vamos à luta o que for preciso fazer vamos fazer para desmascarar o partido da imprensa.

  7. Eduardo, você viu que o Serra cancelou sua participação no debate online?

  8. Edu,

    Como te disse antes ainda não fiz a minha ficha de inscrição por falta de tempo, mas, logo logo estarei entre os associados e ativamente.

    Acredito que devamos buscar meios de denuncias também fora do pais, algo como organizações não governamentais e até governamentais, com fins de orientação, ficalização e punição mesmo que seja apenas do ponto de vista etico e moral, assim também como tribunais internacionais para este seguimento, se é que exitem. precisamos boscar essas e outras auternativas, botar a boca no trombone, para mudarmos a atual estrutura midiatica.

  9. Edu, talvez eu possa ajudar nessa tarefa de reunir material para provar que o PiG faz campanha fora de hora.

  10. Meu caro Eduardo, peço sua nobre atenção para dar uma conferida no site do Sindifisco Nacional – Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (www.sindifisconacional.org.br) uma resposta direcionada à FSP sobre as acusações absurdas da suposta quebra de sigilo fiscal do sr. EJ. Por conta desse episódio a FSP e seus articulistas, ligados ao PSDB, têm promovido uma verdadeira cassa as bruxas, desrespeitando autoridades de estado, como foi o caso do sr. Clovis Rossi que chamou Auditores-Fiscais de "fiscais de esquina". Para defender um direito individual de um membro do PSDB eles estão pisando no direito de pessoas simples, praticando crimes de maior gravidade que aqueles de sigilo fiscal, divulgando precocemente nome de uma servidora que supostamente participou do episódio, julgando-lhe a autoria sumariamente perante a sociedade. Eu fico pensando como o MPF e a Justiça ficam assistindo esse monte de atrocidades contra servidores públicos comuns, tudo para garantir um direito do sr. EJ e do PSDB, que tem toda a condição material para defender seus direitos, sem precisar da ajuda da poderosa mídia brasileira.

  11. Quem é Eduardo Jorge mesmo? Esse "trololó" pigdemotucano é inútil e não ganha voto (somente pode, talvez, quem sabe, assegurar voto de quem não gosta do PT ->> mas pode passar a gostar quando a campanha na TV mostrar as diferenças brutais entre os governos FHC e Lula). Se houve algum problema com o imposto desse cidadão, ele tem o direito de ir à Justiça e resolver. Só que eu não perco tempo lendo as notícias sobre o caso, para mim, notícia requentada.

  12. Gilberto, ontem mesmo havia pensado nisso enquanto lia o PIG sobre isso. Eles não tem o menor senso. Atropelam tudo em nome de nada. São uns irresponsáveis. Sempre foram assim. Deus nos livre dessa gente.

  13. e a imprensa tradicional está desfigurada, reduzida à condição de boletim de campanha, com fanfarras eleitorais semeadas em praticamente todas as páginas, um fazer jornalístico alternativo, próprio dos que resistem , ameaça a sua até então granítica hegemonia.

    Gilson Caroni Filho no sítio http://www.cartamaior.com.br
    acesso 23 de julho de 2010

  14. 23 Julho 2010
    Vox: Dilma dispara e abre vantagem de 7%

    Cláudio Humberto, claudiohumberto.com.br

    “Pesquisa Vox Populi realizada entre 10 e 13 deste mês revela que a candidata a presidente Dilma Rousseff passou a abriu vantagem de sete pontos percentuais sobre seu principal adversário, José Serra. O placar, na pesquisa estimulada, está em 43% x 36%. Marina Silva (PV) segue co 8%. A pesquisa foi realizada em 214 municípios, junto a três mil entrevistados. Na pesquisa espontânea, a vantagem de Dilma é ainda maior: 28 x 20%. Serra perde em todas as faixas etárias, exceto dos 24 aos 29 anos.

    Nos estados, a vantagem da candidata petista fica ainda mais clara. Se em Alagoas Serra está na frente (39×35%), na Bahia perde de goelada (54×25%) e sofre derrotas acachapantes no Maranhão (62×21%), Paraíba (58×28%), Pernambuco (61×24%), Piauí (58×24%), Rio Grande do Norte (56×31%). Serra está na frente também no Acre (44×16%, com a "verde" Marina Silva somando 25%), Amapá (37×35%). No Rio, Dilma está na frente (41×25%), mas perde em São Paulo (41×32%), no Paraná (45×37%), no Rio Grande do Sul (42×37%), Santa Catarina (44×33%). Mas no Estado de Minas Gerais, reino do tucano Aécio Neves, Dilma saltou à frente de Serra, somando 40×35%.”
    Foto: ABr
    Falta nessa contagem o Ceará Dilma 41% Serra 28%

  15. 23 Julho 2010Zé Serra é traído pela consciência e assume que ganharia "torneio de pilantras"

    O "presidente competente" foi traído pela própria consciência e pelo raciocínio lógico pueril. O pior, que o revisor do psdb.org.br nem percebeu A MANCADA E ESTAMPOU COM MUITO ORGULHO A FRASE GENIAL! kkkk!!

    Extraído do Cloaca: http://cloacanews.blogspot.com/

    ===========================================================================
    Frases do dia

    22 Jul 2010 às 19:11:15
    "Quem vem comigo sabe como eu me comporto. É um pouco difícil ficar comparando quem tem quem. Num torneio, a candidata do governo perde no quesito más companhias." (logo, SERRA "GANHA" num torneio de más companhias… KUAKUAKUA!)

    https://www2.psdb.org.br/interna/opiniao_tucana.p

    E O PIOR DE TUDO: FOLHA DISTORCE A AFIRMAÇÃO E LIVRA A CARA DO SERRA;

  16. Enquanto o Lula voa no seu aerolula por todo país (inventando compromissos “oficiais” justamente nos lugares onde sua candidata discursa) utilizando-se de todos os recursos proporcionados pela infra-estrutura do estado (tudo pago pelo contribuinte) pra fazer campanha pra sua candidata, a capataziada daqui de baixo continua a bater na oposição. Agora vem com essa charge tentando enlamear sua imagem junto com toda os setores da imprensa que não é subserviente ao governo federal. Haja óleo de peroba.

  17. Precisamos, na verdade, nomear. Quando falamos "imprensa" fica tudo muito generalizado, não coça ninguém. Vamos fazer uamrelação dos nomes dos "jornalistas" que formam a linha de frente dos empresários reacionários. Podemos começar, Pioto, da CBN, Heródoto Barbeiro, o demitido, etc…etc..etc…

  18. É meu
    Os órgãos que representam as grandes empresas de comunicação, como Abert e ANJ, defendem plataformas contraditórias. Acham que o governo deve limitar a participação do capital estrangeiro, mas rechaçam qualquer possibilidade de fiscalização pública sobre o conteúdo da mídia.
    Para garantir a reserva de mercado, invocam a lei. Mas a possibilidade de acompanhar, discutir e rever concessões de rádio e televisão, igualmente legal, parece coisa do capeta. Curiosa maneira de defender a liberdade de expressão.

  19. Eduardo, nesta ação não esqueça de colocar, ao lado da Globo e da Veja, o seu amigo Paulo Henrique Amorim. Ele está descendo o pau no Zé Dirceu. Associando-o ao Dantas. O Zé Dirceu não é mais petista? Ou ele é um petista "mais igual que os outros"

  20. E que papo é esse de "Sem Midia"? O teu blog não é Midia? Você tem é inveja do sucesso dos outros, isso sim! A Veja é lida porque tem credibilidade perante as pessoas de bem desse país. Caso contrário deste teu bloguinho lulo-dependente.

  21. Caro Sr.Eduardo,

    Finalmente alguém conseguiu, em um só artigo, definir bem o que vem acontecendo, dando o nome de toda a boiada, e da porteira que essa manada já ultrapassou há muito tempo. Se é para valer o "Estado Democrático de Direito", que suas instituições não se acovardem com a possível e muito provável gritaria sobre eventual tentativa de censura. Não é possível mais tolerar esse golpismo retrógrado, barato, denuncista, mentiroso e reacionário da grande imprensa do eixo Rio – SP. Conte comigo. Se houve movimento, quero participar. Queremos um debate sério, construtivo, real. Não factóirdes. Cássio.

  22. Pessoal,
    Sabe porque a Folha de São Paulo está dando tanto destaque para este fato(o ovo contra Serra) em Santa Catarina?
    Basta lembrar do Berlusconni quando foi agredido com um objeto no rosto. A imprensa falou de uma forma que a popularidade dele aumentou nos dias seguintes.
    Com Serra querem fazer a mesma coisa.
    Não são nada originais este povo.

  23. Eduardo, a ligacao da mídia, PSDB, DEM e alguns setores do judiciario é quase fraternal. Espero que vc continue e consiga obter uma vitória contra essa manipulacao que coloca os leitores na posicao de meros fantoches de suas idéias anti democráticas. É impressionante como Jose Serra nao tem uma proposta concreta de governo e o seu único discurso é de mentiras, factoides e dossies. Se nao fosse essa manipulacao provavelmente o segundo lugar nas pesquisas seria de Marina, J. Serra estaria com no máximo 10% das intencoes de voto. Imagina o Brasil governado por um cidadao que acorda as 11 da manha e pelo seu vice que nao possui nenhuma condicao para tal.

  24. apoiado ja assinarei com prazer e garanto que conseguirei mais 10 pra assinar. Edu vc é o cara! abraços

  25. Perfeito o texto! Obrigado por ilustrá-lo com minha charge

  26. É PRECISO TAMBEM UMA AUDITORIA NESSA DATAFRAUDE E GLOBOPE QUE SE ENCONTRAM VISIVELMENTE ARTICULADOS PARA MANTEREM ZE PEDAGIO EMPATADO COM DILMA, PELO MENOS ATEH A ENTRADA DO HORARIO ELEITORAL NA TV. PORTANTO PRECISAMOS SER RAPIDOS PARA PODERMOS APROVEITAR AS CONCLUÕES DO MP DURANTE O HORARIO GRATUITO.

  27. Olá,

    podem contar comigo como voluntário dessa empreitada, já passou da hora da sociedade civil se organizar e rechaçar de vez esse pequeno grupo de manipuladores e exploradores da nossa sociedade.
    Vejo essa causa como obrigação nossa, de cidadãos que lutam e defendem o maior interesse que uma sociedade possa ter, a democracia.

  28. Há muito que eu vejo esta forma de agir da grande mídia, aliás já durante a ditadura militar o PASQUIM denunciava este conluio da grande mídia com os seus patrocinadores, mas nunca se evidenciou tanto quanto agora, só falta eles fazerem campanha declarada do tipo "VOTE NO SERRA, ELE É O NOSSO CANDIDATO", eu já não consigo mais ler jornais e revistas pois como cardiopata tenho medo de passar mal de tanta revolta, moro em uma região do estado de São Paulo em que infelizmente não tenho nem com quem conversar já que povo é totalmente alienado e não sabe sequer conversar (São José do Rio Preto) um povo que fala "nós foi" e "a gente somos", mas não é com licença poética como os TITÃS não, é o curral do Serra, se tiver um movimento contra esta mídia contem comigo, precisamos elejar a Dilma no primeiro turno e o Mercadante, bom Mercadnte pode ser no segundo turno mesmo pra dar um pouco mais de emoção.

  29. Concordo com você tem meu apoio

  30. SÁBADO, 9 DE OUTUBRO DE 2010
    Campanha de Serra e da mídia estimula o ódio entre crianças
    O primeiro passo é a difamação; o segundo, a violência; o terceiro, o golpe. Numa escola de São Paulo, o segundo passo já foi dado. Por crianças.

    Quando os pais ensinam o ódio
    Por Arnobio Rocha

    Minha filha de 9 anos estuda numa escola cristã classe média de SP, hoje foi vítima de bulliyng pesado porque defendeu Dilma. Ela foi importunado por coleguinhas cujos pais votaram no Serra. Começaram zoando que Dilma perdeu. Minha filha revidou dizendo que tinha mais eleição, eles começaram a gritar “Dilma assassina”, que ela foi presa, que roubava que mata crianças. Minha filha, tentando fugir desta turminha e sendo caçada, levou soco, chutaram e pisaram na mochila dela não paravam de gritar. Ao chegar no carro, ela contou para sua mãe e ainda estava em prantos, não por ter recebido soco, mas porque não conseguia se livrar da malta selvagem que a atacavam. Cheguei em casa, ela me contou o caso, fique assustado com este ódio, com esta campanha infame e pelos pais EDUCADOS, que no caso da escola têm curso superior, ganham em média de R$12 a 15 mil por mês, mas ensinam aos filhos pequenos que Dilma é BANDIDA. Onde vamos parar? Nem em 1989 Collor ousou pregar o ódio de forma tão aberta.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Campanha declarada da imprensa contra petistas pode ser ilegal | Blog da Cidadania -- Topsy.com
  2. Campanha declarada da imprensa contra petistas pode ser ilegal …Via Media | Via Media
  3. Campanha declarada da imprensa contra petistas pode ser ilegal … | Vivo Media Group
  4. Vereador Marlos » EMPRESAS JORNALÍSTICAS, E UNÍSSONO, FAZ PROPAGANDA DE SERRA E SISTEMATICAMENTE DESRESPEITAM A LEI E O BOM SENSO
  5. Cabresto sem Nó » Blog Archive » Campanha declarada da imprensa contra petistas pode ser ilegal.
  6. Blog da Cidadania vai à Justiça contra serrismo do PiG (*) | Conversa Afiada
  7. Como Globo, Folha, Veja e Estadão fazem campanha para Serra,so a Justiça pode acabar com essa bandalheira. « Epocaestado Brasil
  8. Como Globo, Folha, Veja e Estadão fazem campanha para Serra, so a Justiça pode acabar com essa bandalheira. | PortalAdtv
  9. TV em Análise Críticas - A verdadeira liberdade de expressão na mídia de entretenimento » Em poucas palavras: a namorada do goleiro Bruno, Priscila Pires e o complô de Serra para boicotar o Encontro de Blogueiros Progressistas

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.