A tática do medo

Quem não leu a última edição da revista IstoÉ, deveria ler. A reportagem que a revista fez sobre a tática do medo com que a oposição serro-tucano-pefelê-midiática tenta fazer pender para seu lado a balança eleitoral é explicada de uma forma ágil e inteligente, na capa da revista.

A imagem acima omite os conceitos simples escritos nos fantasminhas que flanam ao redor dos rostos tétricos de José Serra e de Índio da Costa. Farc, PT, sem-terras… Enfim, todos esses conceitos absolutamente incompreensíveis e inverossímeis com que a direita tenta, mais uma vez, assustar os brasileiros diante de uma candidatura do PT.

Isso depois de um governo petista de oito anos em que ficou provado que o PT não tocaria fogo no país, não o transformaria em Cuba, não confiscaria poupanças nem obrigaria as famílias de classe média a dividirem suas casas com favelados, etc.

Para bem lembrar de quanto já se tentou nesse sentido, a revista compôs um gráfico (vide a primeira imagem do post) mostrando os fantasmas petistas com os quais a direita vem tentando assustar o eleitorado desde a redemocratização de fato do país, quando este pôde votar livremente para presidente depois de mais de duas décadas.

É inegável que já funcionou, e bem. Em 1989, 1994, 1998 e 2002, de fato a direita transformou a esquerda no bicho-papão como fizera durante praticamente todo o século XX. Em 2006, de fato foi a vez da esquerda de promover o medo, só que, à diferença de sua antítese, falando a verdade, pois a direita tucano-pefelê-midiática já fez o que a esquerda petista disse que faria, ou seja, privatizou adoidado, ao contrário do que disseram que o PT faria se chegasse ao poder e que o partido NÃO fez.

Parece um raciocínio intrincado, mas é bem simples. O PSDB governou e privatizou e quebrou o povo e o país várias vezes, mas o PT governou e não transformou o Brasil em Cuba – para o bem e para o mal –, não confiscou a poupança e nem colocou as famílias das empregadas das madames para morar junto com elas nas suas coberturas na Vieira Souto ou nas suas mansões no Morumbi.

E ninguém vai acreditar que o PT vende drogas nas horas vagas…

É isso que a direita tem como estratégia, fazer o país acreditar que o PT é uma serpente repugnante de várias cabeças que, agora, depois de oito anos no poder, passará a vender drogas e a fuzilar quem não aceite dividir a residência com favelados?

Tenho algumas dúvidas:

O que significa “relação com as Farc” associado a “narcotráfico”?

Qual é a idéia-força que se tenta vender ao país, que o PT é uma organização criminosa travestida de partido político?

Isso é fazer política? É alguma nova espécie de debate democrático? É com isso que as pessoas estarão preocupadas quando forem votar, em outubro?

Se for, meus amigos, este país merecerá tudo de mal que Serra e sua trupe irão lhe fazer se forem eleitos.

Tags: , , , , , ,

76 Comentário

  1. Será que poderíamos falar menos, ou deixar de falar, o nome do inimigo?
    Não suporto mais ouvir ou ler esse nome.
    Quanta propaganda inútil, para um sujeito que não vale nada, ele e o tal v….
    Chega de adotarem o falem mal mas falem de mim…
    Esqueçam essa criature e falemos somente o nome da
    DILMA 13 PARA 2010

    • Eu só me refiro à ele como o governador que alagou o Jardim Romano, em São Paulo; o governador que se apropriou da autoria da Lei do FAT e dos genéricos; o governador que se autograduou em Economia etc, etc, etc. Falar o nome dele é nauseante.

  2. No Globo on-line

    Dilma acusa Serra de olhar para o retrovisor e estimular o medo na população

    Publicada em 27/07/2010 às 11h02m

    Letícia Lins

    IGARASSU (PE) – A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, rebateu nesta terça-feira, em Pernambuco, os recentes ataques de seu principal adversário, José Serra (PSDB). A petista acusou o tucano de estar olhando para o retrovisor e estimulando o medo na população, repetindo a estratégia que, segundo ela, não deu certo na campanha de 2002. Na véspera, Serra disse que, se Dilma for eleita, as invasões de terra do MST vão crescer . Mais cedo, em entrevista à rádio Difusora de Mossoró, a petista acusou Serra de ser o verdadeiro responsável pelas denúncias de Indio da Costa sobre supostas ligações do PT com as Farc e com o narcotráfico.

    – Nós fizemos em 2002 a campanha da esperança vencendo o medo. Agora, meu adversário repete a estratégia de querer colocar medo na população. Acredito que isso é extremamente inadequado a forma que meu adversário está se comportando, trabalhando com a estratégia do medo, do pessimismo e de que o Brasil não vai dar certo. Hoje, o Brasil vive uma outra realidade – disse.

    Sem alarde e sem avisar a imprensa, Dilma cumpre agenda em Pernambuco nesta terça-feira, três dias após ter visitado o estado. A petista chegou à cidade de Iguarassu, na Grande Recife, com uma equipe reduzida, para fazer gravações para o seu programa eleitoral.

    Cercada de mistério, a visita terminou sendo descoberta pela equipe de O GLOBO. A petista chegou em um helicóptero preto – alugado da banda de música “Cavalheiros do Forró” – na Unidade Mista de Saúde de Igarassu, onde há um pequeno heliporto.

    Ao chegar, foi cumprimentada e aplaudida por funcionários. Fez questão de posar para fotos com todos, um por um. Da policlínica da cidade, a candidata dirigiu-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local, onde já havia uma equipe esperando para fazer a gravação.

    […]

    COMENTÁRIOS (da Cartilha do governador que mais fez concessões para criação de pedágios em São Paulo)

    Brasigo

    27/07/2010 – 19h 52m

    Vc empregaria, como babá p/seu filhinho, uma ex-terrorista, ex-sequestradora ou ex-assaltante de bancos? E, como sídica de seu edifício? [grifo meu]

    alvaro danton

    27/07/2010 – 19h 51m

    DILMA É O MÊDO EM PESSOA, MENTE DIARIAMENTE, FABRICA DOSSÊS FALSO, CURRÍCULOS TAMBÉM, NUNCA OCUPOU QUALQUER CARGO ELETIVO, É FAVORÁVEL A MORDAÇA NA IMPRENSA, ASSALTOU COFRES DE PESSOAS FÍSICAS E BANCOS NOS QUAIS MORRERAM CIVIS, GANHA 70.000 NA pETROBRÁS NA MAMATA,FOGE AO DEBATE, FLERTA COM DITDORES COMO aHMADINEJAD,FIDEL,CHAVEZ, BASHIR EL ASSAN, FARC, É DITADORA DE ESQUERDA ENRUSTIDA E ADORARIA IMPLNTAR ESSE REGIME NO PAÍS. É O MEDO EM PESSOA DETESTA GENTE HONESTA E TRABALHADORA.

    odeio_ladrão

    27/07/2010 – 19h 50m

    Odessa

    Por favor não se faça de inocente, mais do que ninguém, voces sabem do currículo da Dilma que circula na internet. Não sou eu que digo, é o currículo dela de número 00237, que vazou dos arquivos da Polícia.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

    Brasigo

    27/07/2010 – 19h 49m

    Precisa de mais motivos?Tempos atrás,DILMA e seu grupo terrorista assassinou : o sdo MARIO K. FILHO, 19 anos, esmagado por 50Kg de dinamite; o jornalista REGIS CARVALHO e o Al. refor. NELSON G. FERNANDES, em atentado ter. no aeroporto Recife (explosão de bomba); o ten. ALBERTO M. JR., q teve o cránio esfacelado a golpes de coronha de fuzil, e o Cap. Charles, 14 rajdas de metrlhdora. Participou do assalto a casa d Ademar de Barros, ao Bco Mercantil de SP, e ao BANESPA. Esse é seu currículo.

    E aí meu povo? É disseminar o medo ou não?

  3. Recebi um e-mail de uma tal Dulce Maia…Tenho certeza que a tática do PSDB-DEM naõ é espalhar o medo…mas o terror! Fico constrangida,toda vez que recebo algo do tipo…Dilma é isso ou aquilo…Tenho muito respeito pela Dilma…tenho admiraçaõ…aprecio a coragem….a determinaçaõ…a capacidade…a superaçaõ…a força…a integridade…a sobriedade para lidar com partídos como o PSDB-DEM.Taõ incapazes,taõ irresponsáveis,taõ desqualificados e promiscúos.Fico muito triste da política ter se tornado um labirinto de intrígas,de acusações absurdas…Mas é o desespero dos que sempre se alimentaram do trabalho e da ingênuidade de um povo…Nenhum temor será mais forte do que as conquistas obtidas…Nenhum temor vai soprepor a estima conquistada pelo Governo Lula…Nenhum temor vai amputar as pernas de quem começou a caminhar…Nenhum temor vai estagnar a esperança de um povo…Juntos,enfim…vamos com Dilma para o primeiro turno.

  4. Oi

    ola querida

  5. Eduardo: Já expressei em teu blog, com outras palavras e em outro momento, o conteúdo da tua última frase. Se o povo brasileiro eleger Serra, estará merecendo as consequências desastrosas desse fato. É, mais uma vez, a manifestação do velho adágio: "cada povo tem o governo que merece".

  6. Meus amigos, eu acho que não devemos nos colocar na defensiva!!! Quem tem a aprovação que O PRESIDENTE LULA tem, deve pouco se lixar com o berro da tucanalhada. Quem é da costa, guerra, zé ladeira etc. etc.etc? simplesmente NIGUEM O PÓ DO PUM DO VIRA-LATAS!!! Quem tem que dar explicações é a tucanalhada que quebro o Brasil várias vezes e agora quer voltar. Quem tem que se explicar ao povo brasileiro, que pensa, é o mentiroso (cadê os diplomas do bicho???) e cambalacheiro zé pedágio!!! Nós só yemos que dizer que a PRESIDENTE DILMA vai continuar a FANTÁSTICA OBRA DE LUIS INÁCI LULA DA SILVA!!! VAMOS LÁ !!! PAU NESSA CAMBADA!! A. S. BRAGA.

  7. Edu, bom dia. Pelo que eu vi ontem no IBOPE que colocou Dilma em sua real colocação na corrida política, mas aproveitou para turbinar o Alckmin além do que ele realmente vale.

    O PIG deve estar entendendo que o Serra já era e está tentando, pelo menos salvar o PSDB em São Paulo. É bom dar uma olhada no universo do questionário do IBOPE. Tem cheiro de farsa no ar mais uma vez..

    O Ibope não ficou bonzinho do dia pra noite…

Trackbacks

  1. Tweets that mention A tática do medo | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.