Um conselho ao Datafolha

Vem aí a divulgação de uma nova rodada de pesquisas sobre a sucessão presidencial. Depois do Ibope, Datafolha e Vox Populi estiveram ou estarão em campo nos seguintes períodos, respectivamente : 30/06 a 01/07, o primeiro instituto, e 24/06 a 26/06, o segundo.

Como se vê, o Vox Populi já concluiu sua sondagem da intenção de voto para presidente da República e o Datafolha ainda irá a campo. Sucedem a surpreendente pesquisa Ibope, que, ajustando-se ao que previra o Vox já em maio, revelou a ultrapassagem de José Serra por Dilma Rousseff.

Mas, para não perder o costume, o Datafolha, de novo, cheira mal. Segundo boatos que circularam na internet, o instituto de pesquisas da Folha de São Paulo postergou o início de sua sondagem a fim de incluir o senador tucano Alvaro Dias no questionário, como vice de Serra.

Além disso, o Datafolha faz perguntas que lhe revelam toda intenção de detectar algum número positivo para Serra, como a pergunta sobre se o pesquisado não estaria disposto a mudar seu voto.

Como a pergunta é feita depois da pergunta sobre em quem o entrevistado pretende votar, certamente não influirá no resultado. Contudo, uma resposta favorável sobre ser possível mudar o voto pode servir de alento para a decadente campanha tucana a presidente.

Como sabem os leitores, prometi que faria nova manifestação às autoridades eleitorais e policiais mencionando a reviravolta dos institutos Datafolha e Ibope, que, depois da representação do Movimento dos Sem Mídia pedindo auditoria dos quatro grandes institutos, convergiram para os números de Sensus e Vox Populi.

Não foi só por razões pessoais minhas (o agravamento da doença da filha Victoria) que a manifestação do MSM sobre as pesquisas às autoridades não foi feita. Acredito que a nova rodada de pesquisas pode reforçar ainda mais essa manifestação, de forma que vale a pena esperar mais um pouco.

Contudo, quero garantir aos leitores – e a quem mais possa interessar – que este blogueiro, bem como a ONG que preside,  estarão muito atentos ao que fará o Datafolha, sobretudo por conta dos indícios de que pode estar preparando mais alguma…

Ofereço um conselho ao Grupo Folha: nem pense em manipulação. Posso garantir que, além do Movimento dos Sem Mídia, a Polícia Federal estará muito atenta ao resultado dessa sua nova pesquisa. Até por conta das estranhezas que seu questionário levantou.

Tags: , , , , , , ,

58 Comentário

  1. EDUARDO, FAZ LOGO ESSA REPRESENTAÇÃO E COLOCA MEU NOME COMO SUBSCREVENTE.

  2. Tenho certeza, dado a grande importância do MSM, que a alta cupula do Datafolha está, neste momento, convocando reunião extraordinária de seu conselho diretor para analisar tão prestimosa contribuição.

    • A importância do MSM, de fato, não é digna de nota. Mas se mesmo sem importância conseguiu fazer O MPE e a Polícia Federal obrigarem o Datafolha e o Ibope a convergirem para os números dos institutos que a mídia disse que estavam fraudando pesquisas, talvez seja bem mais importante do que você pensa. Aliás, acredito que, ultimamente, você não deve estar parando de se surpreender com a queda sucessiva dos mitos nos quais acredita.

    • Meu caro, para as pessoas que valorizam a etica o MSM é importante sim. Outra coisa o MPE ea PF estão investigando os institutos em função da representação que o MSM fez, portanto, apesar de seu comentario ironico, tipico dos que não tem argumentos validos, acho que em função da acolhida da representação anterior a folha esta preocupada sim.

    • Perdão, Eduardo e demais comentaristas: esse cara é uma grande …!!!!!!!!!!!!!!

    • A alta cúpula do datafolha reunida deve ser um atentado à inteligência, tal como o comentarista ai de cima, que deve receber um "parabéns", pois ter ânimo para defender uma "aliança" formada por dem e psdb exige muito estômago.

    • O senhor sabe ler?
      Se responder é porque sabe, o que será grande surpresa de qualquer modo.

    • Caro Anselmo, não tenho dúvida nenhuma de que o que comentaste é verdadeiro.

  3. Então vamos esperar o Datamanipulado divulgar seus resultados, o bom que se pudesse proibir desde já este instituto de divulgar suas pesquisa fraudulentas

  4. O Anselmo aí de cima, como todo demotucano, pelo visto não sabe argumentar sem desmerecer tudo que se opõe àquilo que acredita… Não perde por esperar! Em outubro estaremos rindo às gargalhadas, enquanto a turma dele estará bolando uma nova máscara, pois a atual já terá se mostrado definitivamente gasta…

  5. Cautela e canja de galinha, nesta altura dos acontecimentos, já não trás nenhuma esperança aos outroras "todos poderosos" senhores da mídia nacional. Lançaram-se de cabeça na aventura , desqualificando a realidade estabelecida, como se esta continua-se a sorrir-lhes; coisa de outrora. Sim, hoje há um MSM, e outras tantas formas de manifestação expressa destes novos tempos. Desconhecer-lhes a existência, subestimar seus propósitos e efeitos é típico destes barões de pijama. Fatalmente haverá, se não por hora, muito rapidamente, reuniões extraordinárias destes "conselhos empresariais", para , em brain storm peculiar, discutirem a derrocada de seus pares e de seu postulante candidato. Quanto ao datafolha, a realidade se imporá! Mesmo que para isso outras tantas subescrições se façam necessárias. Conte sempre com a minha e da minha família inteira.

  6. É, não tem mais jeito, os “Homens de Bem” deste país, já se posicionaram, só o melhor nos aguarda. Parabéns Edu.

  7. Me encho de satisfação e orgulho ao ler o que você escreve.

    Satisfação por atender às minhas expectativas como leitor. Orgulho de saber que temos brasileiros que vigiam enquanto os outros dormem; as vezes inclusive eu.

    Infelizmente nas suas “horas difíceis” eu não tenho palavras, ou não sei me expressar, para lhe transmitir e somar forças.

    Não consigo lhe retribuir a força para continuar que você com suas palavras e atos me dá.

    Em “outras vidas” você foi um espartano e um expedicionário.

    Que legal o Blog da Cidadania.

  8. O MSM já fez e continuará fazendo uma revolução! Sentimo-nos de certa forma protegidos! O Datafolha sabia antes dos aliados de Serra quem seria o seu vice… Grande pista! Em termos de Net o crime deixa rastros!
    Parabéns!!!!

  9. Como já previ anteriormente neste espaço, e novamente o faço agora : o Datafolha voltará a manipular as pesquisas; com sua habitual canalhice; é a única opção que resta, juntamente com o terrorismo denuncista de sempre, para a não desintegração prévia da candidatura Serra. A confirmação da vantagem de Dilma até pelo global IBOPE(embora eu também acredite que o IBOPE também irá alterar resultados no futuro)só tornou ainda mais urgente a ação "de apôio" do instituto serrista. A desculpa de esperar pela confirmação do patético Álvaro Dias como vice de Serra não cola : qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de política sabe que essa foi a pior esolha possível para o tucano. Dias muito mais desagrega que soma. Continua…

  10. Por enquanto apenas o MSM entrou com uma ação contra esses institutos.E se o exemplo levar a que outras entidades façam o mesmo???
    A OAB,por exemplo,entrou com uma ação no STF para que o Congresso regule os artigos da CF88 que lidam com comunicação social- o que não faz desde 1988.

  11. A escolha do Álvaro Dias já está definida? Os DEMos estavam estrebuchando e não acho impossível o Serra, seguro como é em suas decisões, voltar atrás e escolher algum DEMo (provavelmente o porteiro da sede do partido, que é o DEMo impoluto que sobrou…), em detrimento do alegre senador paranaense…

  12. Continuação : Dias não acrescenta muitos votos para Serra no Paraná(local onde o tucano tem alguma força, mesmo sem ele); mas ajuda a isolar o PSDB politicamente(a tal chapa "puro-sague" já levou até o PFL a ameaçar sair da aliança); não acrescenta um voto a Serra no Nordeste, região onde ele é odiado(um paulista e um paranaense, é a chapa que mais poderíamos detestar); e ainda passa de maneira explícita a desgastante impressão de "paulistismo"(monopólio de São Paulo) na candidatura tucana(um vice do Estado vizinho a SP); sem contar a imagem negativa que Dias tem em seu Estado(quando foi governador, mandou a polícia bater nos professores em greve). Assim fica claro a irrelevância eleitoral de Dias, e soa como furada a desculpa do Datafolha, visando esconder outras intenções. O QUE TORNA URGENTE QUE O MSM FIQUE ATENTO AOS RESULTADOS DO INSTITUTO E AJA IMEDIATAMENTE.

  13. Salve Edu,
    Apesar de estar ciente de que Ibope e Datafolha corrigiram seus números após a representação do MSM, ainda tenho um pé atrás com a Dra Sandra Cureau. Por outro lado, creio que o fato de uma procuradora que age de maneira tão tendenciosa em prol do PSDB no que se refere às propagandas irregulares acatar a representação do MSM mostra o poder da sociedade civil organizada e da cidadania.

  14. Seu conselho para que o datafolha tenha juízo infelizmente não será ouvido.

    Permita-me dar um conselho melhor: datafolha, apresse seu testamento.

  15. Quero dar apoio aos DEMOS, foi muita sacanagem que o Serra fez com Agripino Maia, Cesar Maia, Rodrigo Maia (pô só dá maia), Demostenes Torres, Kátia Abreu, Ronaldo o Caiado, Lorenzeti digo Lorenzoni fanfarrão, Kessab, defensores da eleite.
    Antes eram coadjuvantes, agora viraram garotos de recados do Serra e PSDB.
    Feliz porque caminham para quase extinção.
    O Serra com seu brilhantismo os colocou no seu devido lugar, não dando bola para eles.
    Os DEMOS souberam pelo twiter a escolha do vice, através do deputado cassado Bob Jerferson.eles merecem esse tratamento.
    Vamos em frente que a Dilma vai ganhar no 1º turno, apesar da princesa da amazônia se prestar à candidatura tucana.

    • Com o apoio de Bob Jefferson e Bob Freire, não existe candidato que possa vencer o dr. José Jabulani Chirico Serra. Se somarmos, os maias (agripino, césar e rodrigo), acminho, ho-roriz, onestes quercia, paul-maluf, herákiko fortes, ephraim, mão-santa e agora, serginho-war, yeda cruzes e avaro daisy então, é muita covardia. CQC, dr. Jabulani Serra está eleito.

  16. Eduardo,
    Só prá relembrar um post que fiz semanas atrás sobre a próxima pesquisa Datafolha:

    "O resultado da próxima pesquisa Datafolha já está desenhado.
    Pela primeira vez, o Datafolha coloca "explicações" nos gráficos de sua pesquisa para indicar o motivo do bizarro "Sobe-desce" de Serra!
    Confira: http://img688.imageshack.us/img688/7775/datafolha

    Está na página 20 da tabela de resultados no site do próprio Datafolha: http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha

    O Datafolha argumentará que o Serra tenha crescido após a propaganda no rádio e na tv, e o anúncio do seu vice, como se fossem altamente positivos ao tucano.
    Estou prevendo a manchete:
    Serra sobe e Dilma desce após anúncio do vice e propaganda na tv!

    Se não ocorrer isso, o Datafolha deverá anular esse "quadro" comparativo com os acontecimentos.

    Fiquemos de OLHO!

  17. Eduardo a
    "foia" é surda alem de caolha. Não é muda mas usa esse "sentido" em direção oposta á ética. Seu conselho não deve ser aceito porem, deve ficar um pouco de receio entre "tavinho" e seus alugados.

  18. E quem acredita ainda em pesquisas? Foi-se o tempo que pesquisa mudava a cabeça do eleitor.

  19. Também pensei a mesma coisa, Eduardo, quando li as perguntas feitas pela DataFolha. E além da pergunta que você citou (sobre a possibilidade de mudar de voto) eu destacaria também as sobre a ditadura e sobre “terroristas”, me deu a impressão de que o serra queria usar isso contra a Dilma mas antes quer ver que impacto teria. Posso poupar o trabalho dele e dizer que mesmo que Dilma tivesse sido uma “terrorista” no regime militar, isso seria MAIS um motivo para eu votar nela, porquê mostraria que enquanto alguns fugiram da ditadura, ela ficou e encarou. Que presidente melhor do que um que não têm medo de encarar os perigos?

    (Nota para os que provavelmente não vão entender: Os taxados de “terroristas” pela mídia, na época da ditadura estavam lutando para tentar fazer o Brasil voltar à ser uma democracia. E quando um governo se impõe pela força das armas, a única forma de tirá-lo do poder é também pela força das armas, “protestos” nesta situação não servem para nada.)

  20. Será que o Databranda tentará dar algum apoio ao Titanic do Serra? Se tentar, ficará patente sua parcialidade.

  21. Quem em sã consiencia acredita no DATABOLHA? Só o PIG se desORIENTA por esta FARSA.

  22. As pesquisas e o PIG estão completamente desmoralizados e ninguém mais da bola para essa trupe.

    • ainda não é a hora numca substime um inimigo desse tamanho,apesar de que tudo que ja foi feito.ok….

  23. O Roda Viva vai entrevistar hoje a Dilma Rousseff.
    Pela internet ao vivo as 18:00 horas e a gravação pela TV Cultura as 10:30 horas.
    A oposição vive dizendo que a Dilma está com medo do debate e das entrevistas, agora é hora de engolirem suas torpezas.

  24. Como faremos para tomar o governo para implantar o regime comunista no Brasil?
    Viva Che!
    Viva Fidel!

    • Você está vivendo, no mínimo, há uns 50 anos. Venha para o século XXI. Ah, e não adianta pôr email falso – seu IP é 200.103.130.116, babaca

    • Certamente voce se acha melhor que o Che e o Fidel, mas não passa de um anonimo que não conhece nada da historia. Digno de pena.
      Pois é querido Edu, o que será que um ser como este faz pra melhorar o mundo?
      mirtes

    • IP 200.103.130.116 escondidinho, quando você diz "… como faremos para tomar o …" fica à mostra de forma nítida, a linguagem tucanística típica do patrão, o "seo" Zé Serra Abaixo … como faremos para tomar mais dinheiro do paulista… ora, ora, IP 200.103.130.116, aumentando os pedágios, aliás, os mais caros do mundo, "vendendo medidor" da Sabesp ao usuário com valor permanente (cara dura, vá roubar na Conchichina sô!) transferindo dinheiro do coitado do paulista para os amiguinhos donos da água de São Paulo… a Sabesp, infelizmente, já era… o Mercadante vai ter um trabalhão para restaurar os arrombamentos… mas antes tem que desentocar o "seo" Chuchu que se faz de morto a mando da Opus Dei, só para continuar mamação no Estado.
      Viva a Dilmais, presidente do Brasil no primeiro turno…

  25. Otavinho, dono do Data Fraude deve estar sofrendo de insônia aguda.
    Só resta-lhe tramar um golpe.

  26. Serra nao olhe para tras, Mas Dem jogou seu lance magistralmente… Se ele (dem) nao recuar , sera o melhor lance desta eleição ate agora…. aguardando o lance seguinte …(fator …………….) Nassif vc genio nesta arte.

  27. Eduardo,
    O DEM vem ameaçando nomear outro candidato a vice na convenção partidária, além do Álvaro Dias, à revelia do Serra e do PSDB.
    À parte o ridículo da situação recheada de non sense, não seria esta a razão do adiamento? Esperar baixar a poeira e diminuir o impacto deste besteirol demotucano nos eleitores?

  28. DataFalha, como sempre metendo a mão na cumbuca para favorecer um certo Zé Ladeira Abaixo.

  29. Prezado Eduardo,
    Em qualquer nova representação conte com o meu incondicional e pleno apoio.
    Paz e Bem!

  30. Consultando o site do TSE o IBOPE registrou outra pesquisa, só que agora como solicitante o Assossiação Comercial de SP.
    Periodo de pesquisa até 30/06/2010. Será que o Ibope vai captar uma repentina reação de Serra?
    E a Band vai segurar a pesquisa Vox Populi até quando?

  31. Tô loco para ir novamente em frente da Folha. E dessa vez não seremos tão anônimos assim

  32. acompanhei a entrevista da Dilma Roussef no Roda Viva… a insistência do repórter da Folha de São Paulo com relação ao dossiê foi deprimente, diante da firmeza e franqueza dela !! Dá-lhe Dilma !!

  33. Folha de São Paulo perdeu a noção. Acredito que sejam capazes de qualquer coisa mesmo. Hoje acompanhando o Roda Viva ao vivo pela internet (vai ao ar à noite) um reporterzinho fez um papel ridículo afirmando que a reportagem da Folha é PROVA de que Dilma estava por trás do dossiê. REPORTAGEM? PROVA? Perdeu a noção.

  34. Liga não Edu. Meu sentimento é o de que vai ser ainda pior para eles!

  35. Assinei o primeiro, e vou assinar o segundo. Só não assino mais, jornais e revistas, que não servem nem para "ler" em banheiro.

  36. O Datafolha não vai fazer nenhuma gracinha dessa vez. Porque até o Ibope já caiu fora do barco furado.
    Não têm mais nenhum instituto pra confirmar as gracinhas do Datafolha.

    Aliás , Edu saiu uma pesquisa do Ibope no Rio Grande do Sul,que aponta Tarso Genro (PT) com 37%, José Fogaça (PMDB) com 30% e Yeda Crusius (PSDB) com 11%. A pesquisa é um desastre pra direita gaúcha. Direita essa que é a mais reacionária e fascista de todo o país, ganha até da direita paulista. Mas enfim. O fato é que a pesquisa foi totalmente ignorada pelos jornais gaúchos. Eles vão fazer de tudo . Eu tou falando. E não é só contra a Dilma não.

  37. Perceba o que está acontecendo com José Serra… o mal por si só, se destrói! Muito em breve Data Folha e curriola vão achar o que tanto procuram.. descrédito total! Muito em breve um jornal e uma empresa de pesquisa que não são levadas a sério!

  38. Eu quero ver a Cara do Mão santa. O que ele tem a dizer depois que o Psc passar a apoiar a Dilma.
    O meu Piauiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Trackbacks

  1. Tweets that mention Um conselho ao Datafolha | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.