A vida pulsa em minha filha

Viajei a negócios ao interior do Paraná e, ao voltar, deparo com um milagre. Minha filha Victoria engordou, está sorridente e, pela primeira vez em seus onze anos de vida, interessou-se por um brinquedo.  É um boneco de pano, “José” – como foi chamado por Letícia, minha neta, que o cedeu de bom grado a Victoria apesar de, aos nove anos, ser ciumenta de seus brinquedos.

Apesar do nome, a aparência do brinquedo não me diz de que sexo ele é, pois tem rosto de criança. Mas se as meninas acham que é homem, ou menino, que seja.

Victoria sorriu, enamorada, para o brinquedo. Bem diante de mim, pouco depois de minha filha Carla, mãe de minha neta, ter me contado que, durante a minha ausência, a irmãzinha doente tentou tocá-lo com a ponta dos dedos, o que me pareceu um tanto quanto impossível porque Victoria não detém capacidade de usar voluntariamente os seus membros.

Todavia, depois de sorrir para “José”, como Carla me havia dito que fizera, Victoria tentou tocá-lo de novo bem na minha frente, como que tentando me dizer que a irmã dissera a verdade, ainda que a suposta tentativa tenha sido através de movimento impreciso, mas que me pareceu inequívoco…

Não tenho como dizer da alegria que me preencheu a alma. Até porque, o que vi de mais espantoso foram os olhos de Victoria. Eles brilham. Pude perceber a vida pulsando neles. Vendo-a assim, fica impossível crer nas previsões dos médicos.

Neste momento, vejo-me na contingência de descrer da medicina e de acreditar no poder maior da natureza, no poder da vida, a qual sempre encontra o seu caminho através da menor condição para que viceje. É o fenômeno que povoou a Terra e que talvez tenha se reproduzido em outras partes do Universo.

Reflito que nada somos, que nada determinamos, que somos apenas seres infinitesimais, em termos cósmicos. É muita pretensão nossa querermos estabelecer prazos para a vida ou decretarmos a existência ou não de um Ser Superior.

Hoje, na Folha de São Paulo, li uma matéria bem interessante sobre um cientista renomado que passou a acreditar em Deus ao contemplar mais detidamente o milagre perfeito da natureza. E ele não é um caso isolado. Outros cientistas se converteram à crença religiosa, convencidos de que tanta perfeição da natureza não pode ser mero “acidente”.

Ao me dobrar às maravilhas da natureza e à força da vida, não me engano com a minha filha. Apenas passo a entender que não devo aceitar decretos sobre o dia final de qualquer ser vivo, pois talvez o maior poder da Criação seja o de desconcertar os que acreditam que a entendem. O que posso dizer, apenas, é que a vida ainda pulsa com vigor em Victoria.

Tags:

113 Comentário

  1. Muita força Edu.

  2. Oi Eduardo
    A alegria a gente não compartilha; só soma, ou melhor, multiplica. Então eu sou mais um que ficou feliz junto a você, pela reação da Victória.

  3. Eduardo, esta notícia me enche de alegria e de emoção. Estou muito feliz por vocês, mas, sobretudo, pela Vitória.

  4. Meu caro Edu, estou aqui a chorar igual a uma criança pela felicidade desta notícia. Que Deus continue iluminando a vida da Vitória e de toda a sua família.

  5. Grande notícia, Eduardo! Acompanhando como seu leitor diário todo esse sofrido processo, vejo que V. é um homem de fé. E isso o faz um ser inquebrantável.

  6. Eu me alegrei e me emocionei com a notícia. Sua sensibilidade me tocou muito. Desculpe se cito uma frase, mas acredito: "somos seres espirituais vivendo uma experiência humana" e, creio, no plano espiritual seremos "seres humanos, vivendo uma experiência espiritual." Torço por Vitória. Alegro-me com a grandeza de sua alma, por sorrir diante da grandeza da sua criança Vitória.
    Um forte abraço a você e a todos de sua família.

  7. alegria,esperança,força,tudo se renova nesta hora,que vcs tenham momentos mais felizes com Victória,fé eduardo e familia.

  8. Que excelente notícia, Eduardo. Deus sempre opera milagres. Este é um começo para algo maior ainda. Felicidades para voce e sua família e em especial para "nossa" Victória.

  9. Que notícia maravilhosa, que tudo comece a dar certo de hoje em diante. Conte com meu pensamento positivo, estou muito feliz , a dedicação e empenho da sua família fazem a diferença..

  10. VICTORIA!!!!! VIVA VOCÊ!!!!!!

  11. Edu. Passei por aqui pra lhe dar um abraço.
    Também pra lhe desejar um grandioso dia.
    Permaneça sendo esse exemplo de cidadão e pai.
    E continuem vencendo…
    As vitórias(as suas e da Victoria)comemoraremos aqui.
    Um grande abraço!!

  12. Feliz por você Eduardo, com os olhos marejados e muito feliz por você e sua pequena.

  13. Caro Eduardo,

    Fiquei muto contente com as noticias. Desejo que as forças da natureza…, a dialetica da vida se movimentem de forma positiva para Vitoria.

    Abraços!!!

  14. Eduardo, que os olhos da Victoria brilhem por muito tempo ainda. É o meu desejo. Tudo de bom para você e para a sua família.

  15. Eduardo: A atitude filosófica do ceticismo – que parece ser a tua – é sempre mais respeitável que o relativismo filosófico. Seja como for, uma coisa é certa: são maravilhosos a vida e seus enigmas. Que a maravilhosa Vitória – doce expressão da vida – continue sua luta e suas vitórias. Tua enorme legião de simpatizantes certamente está nessa torcida.

  16. Noticia maravilhosa, que Deus continue colocando Suas bençãos em Victória.
    Uma boa semana pra vc e sua família.

  17. Nossa! Que emoção! não tem palavras para explicar. Que benção, que alegria, viva a Victoria que é poderosa e forte, brava menina e que Deus a proteja e lhe conserve esse seu lindo sorriso. Um forte abraço Edu acompanhado de muita emoção e milhões de beijos para a nossa linda e amanda VICTORIA.

  18. Permita-me compartilhar de sua alegria.
    Alguns médicos, não falam com a alma ou o coração, para eles o que importa são os gráficos dos exames. Têm uma doutrina imutável: não acreditam em milagres (como se Deus não existisse), nem acreditam que a força mental, a fé, o amor, ou remédios alternativos possam curar doenças diagnosticadas como incuráveis. E ai entra o lado mercenário do ser humano: se começarem a acreditar em milagres (mesmo que no âmago acreditem), como vão continuar recebendo as gordas comissões dos laboratórios farmacêuticos na prescrição, às vezes desnecessária, de drogas caríssimos a seus pacientes ? Ontem assisti uma reportagem no Domingo Espetacular sobre um garoto que tem uma doença rarissima e incurável, e que os médicos diziam que só viveria até os dez anos. O pai, Engenheiro bem sucedido, largou um emprego estável, uma vida confortável, desfez-se de todos seus bens materiais, viajou, leu centenas de livros sobre doenças degenerativas e criou uma enzima que está devolvendo a vida a seu filho, que hoje está com 21 anos, e apresenta melhoras impressionantes: já caminha com dificuldade, sorri e faz carinho no pai. E o que foi isso ? Amor, o milagre do amor e da fé, além de uma determinação e capacidade de desprendimento impressionante por parte do pai do garoto. Um milagre que a própria Medicina e os médicos não conseguem compreender pois não foram doutrinados para acreditarem em milgares, apenas nos gráficos. Edu, é como eu sempre digo: NUNCA DESISTA !!!

  19. Feliz, muito feliz! Abraço!

  20. Edu, sua dor é nossa dor, sua tristeza é nossa tristeza e suas alegrias também são nossas.. Que Deus possa continuar realizando seus pequenos milagres em cada momento de nossas vidas e que fortaleça a sua florzinha para que ela desconcerte os médicos a cada dia que passa..A despeito das crenças religiosas, que são construções humanas, Deus, existe sim e comanda todas as coisas Sr. Edu. Amoleça seu coração e saiba que tudo está nas mãos dele..É perfeitamente possível sermos progressistas e acreditarmos no Nosso Pai, que todos os dias nos dá o fôlego da vida…Aconteça o que acontecer mantenha a fé…

  21. Que bela notícia , que a pequena Victória melhore a cada dia e desfrute de muitos e bons momentos junto a família que tanto a ama.

  22. A Vida resiste e insiste, Edu!

  23. Eduardo, torço muito para que a sua filhinha melhore a cada dia. O importante é não esmorecer.

  24. Eduardo,
    Que notícia maravilhosa! Ao ler seu post pensei o que escreveria como comentário e me veio a Bíblia, à minha frente, a dizer (abri aleatoriamente):
    "E quem neste mundo não sabe que Deus determinou e realizou todas estas coisas? Pergunte aos animais do campo, às aves dos céus, aos peixes do mar, à própria terra, e eles todos responderão que foi o Senhor quem quis assim. Nas mãos de Deus estão as almas de todas as criaturas vivas, a vida de todos os homens. Assim como eu posso perceber se uma comida é gostosa ou não com a minha boca, meus ouvidos me dizem se suas palavras são verdadeiras ou falsas. Idade não é garantia de sabedoria; nem todos os velhos conhecem a vida de verdade.
    Deus é que possui a sabedoria e o poder! Ele conhece a História de cor e sabe muito bem o que fazer conosco.
    Jó 12 – 7 a 13

  25. Eduardo.

    "Confie em Deus". Tem sido minhas digitações nessa direção. Creia se quiser; não ha uma só noite em que ao deitar-me elevo meus pensamentos ao Mestre pedindo e agradecendo pelos meus e a Victoria sempre faz parte desses pedidos. Reafirmo: Confie em Deus.

  26. Oi Eduardo. Hoje chorei de alegria ao ler o teu blog e saber da Vitória. Todos os dias
    entro aqui à procura de notícias dela e hoje foi alegria total. Amo vocês todos e rezo sempre
    por ela. Acho que ela ainda vai nos dar muitas outras alegrias. Saúde e paz para vocês todos.
    Abraccos.

  27. Parabéns, Eduardo. Muita saúde para sua filha!!!!!
    Abs, Fábio Faiad.

  28. QUE DEUS NUNCA DEIXE FALTAR A VC E SUA FAMÍLIA: FÉ, ESPERANÇA E SABEDORIA.

    Esperança
    Mário Quintana

    Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
    Vive uma louca chamada Esperança
    E ela pensa que quando todas as sirenas
    Todas as buzinas
    Todos os reco-recos tocarem
    Atira-se
    E
    — ó delicioso vôo!
    Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
    Outra vez criança…
    E em torno dela indagará o povo:
    — Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
    E ela lhes dirá
    (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
    Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
    — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…

  29. Que notícia boa! Fiquei muito feliz! Que Deus continue a iluminar vocês todos e, em especial, à nossa doce Victória. Vamos continuar com fé, pois conforme vc mesmo disse, o poder de Deus é Supremo.

  30. Eduardo,

    diante da condição limite de um ser querido, uma força maior brota e nos impulsiona a lutar, essa força se alimenta da esperança do dia-a-dia, das pequenas vitórias, como esta, que a sua VITÓRIA lhe presenteou.

    Procure usufruir muito das pequenas vitórias, sem se deixar impressionar pelos vatícínios ou prognósticos sombrios, técnicos ou não.

    Ao final, o que importa são os pequenos momentos de alegria que vc guardará em seu coração de pai.

  31. Olá..

    Eduardo…

    Estou muito contente.. força, fé , esperança….

    Conte comigo nas minha preces…

    Abraços…

  32. Edu,
    Que boa notícia! Que felicidade!
    Abs

  33. Aleluia, Edu !

  34. Eduardo,

    você não sabe quanta esperança essa notícia dá a quem lê seu blog. A gente acompanhou com tanta angústia a internação da Vitória, e agora esse tempo bom depois da tempestade…. Olha, a gente fica com mais fé nas nossas coisas que parecem também impossíveis. Muita saúde à Vitória!

    Um grande abraço.

  35. Prezado Edu,

    Mais e mais vida e alegria para sua filha Vitória e a sua família.

    Encaminho para vocês uma oração inspirada nos índios Navajos.

    Beleza a minha frente, beleza atrás de mim, beleza sobre minha cabeça, beleza sob meus pés, beleza a minha direita, beleza a minha esquerda, beleza fora de mim e beleza dentro de mim.

    E beleza para você também.

    Tudo de bom. María Edith

  36. Acabei de ler seu texto. Estou emocionada. Que Deus abençoe sempre sua filha Victoria.

  37. Edu!!! Que notícia boa!!! Estou muito feliz e emocionada!!! Para Deus nada é impossível!!! Que Deus abençoe sempre a Victória . Abraços… Clarice

  38. Eduardo amigo, que felicidade saber que Victória está bem. Engraçado, mesmo sem conheçe-la , ela é meio nossa também. Muitas bençãos da Grande Mãe!
    Paula

  39. E continuará a pulsar pela eternidade. Saiba que a vida que Victória tem não se resume ao corpinho que tem, mas é uma imensidão de fatores e ocorrências que nossos olhos e percepções não alcançam!
    Fico feliz com suas descovertas sobre as belezas da vida, meu caro! Compartilho da sua felicidade! Muito belo o amor que demonstras pela sua família! Sê feliz!
    Muita paz e luta no bem!

  40. Ao ler o post sobre o tempo da Victória solidarizei-me com a angústia de um pai e duvidei de quem decretara os três anos de vida no máximo para a menina. Pensei em escrever sobre o porque de não aceitar tal pessimismo, porém em seguida, não encontrei o post que já fora retirado. Não sou médico, porém o meu tempo na vida mostrou-me que "o homem propõe e Deus dispõe". Vi alguns desenganados se recuperarem como por milagre ao passo que outros, saudáveis e exuberantes, faleceram surpreendentemente. Victória tem um nome forte. Como estou convencido que o sentido da vida transcende "o que supõe a vã filosofia" de alguns pretensos sábios, creio que a menina surpreenderá a muitos e não será vencida. Experimente ter fé, Eduardo. Será uma descoberta que alargará ainda mais os horizontes que você já vislumbra. Victória veio com uma missão. Serão lições preciosas que a todos estão sendo ofertadas, graças ao merecimento da sua família. Pudera estivéssemos ao nível desta criança ao nos defrontarmos com a transição que nos espera.

  41. Eduardo,
    É o milagre da vida. Torço para que Vitória melhore cada vez mais e que possa dar muita alegria a vocês todos.

  42. Tenho pedido todos os dias pela saúde, vida da Victoria durante à novena do Divino Pai Eterno, ele já fez a cura, acredite, tome posse dessa verdade.

  43. Meu caro Eduardo: Desde o dia 14 que não tenho acompanhado nada ,porque estava a trabalho no Rio grande.Continuo com a convicção que os Deuses não vão abandonar Vitória.Força meu amigo!

  44. Edu, eles não sabem de nada…mesmo, nem 10% do conhecimento da neurologia está definido…entregue nas mãos de Deus…aproveite a vida de sua filha em tudo o que ela for demnstrada, nada mais…

    abr e força

    Maria

Trackbacks

  1. Tweets that mention A vida pulsa em minha filha | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.