A eleição que foi à Copa

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

A situação política na América do Sul é uma bola. Talvez por isso a disputa eleitoral entre PT e PSDB tenha ido à África. Sim, porque está em curso um fenômeno que jamais vi, por mais que já tenha visto muita coisa nesta terra surpreendente.

Não é que essa aliança estapafúrdia entre um partido e os maiores grupos de mídia do país conseguiu politizar a Copa do Mundo? Aliás, o que é que a direita brasileira não consegue politizar, em tempos de desespero eleitoral?

Tudo começou quando tiveram a brilhante idéia de externar a possibilidade de a sensação de bem-estar do brasileiro diante de uma economia nacional que passou sob a crise financeira internacional como o Brasil passou sobre o Chile – ou seja, como um trator – vir a aumentar em caso de conquistarmos o hexacampeonato mundial de futebol masculino.

Enquanto isso, o técnico da Seleção Brasileira, Carlos Caetano Bledorn Verri, mais conhecido como Dunga, decide peitar a Globo.

Primeiro, escalou uma seleção diferente da que queria a emissora, o que lhe rendeu ataques revigorados por meio dela, os quais depois se espalharam por jornais, revistas, outras emissoras de tevê e as maiores de rádio, além dos portais de internet.

E a situação se agravou quando o mesmo Dunga, não contente com peitar a cabeça do PIG (Partido da Imprensa Golpista), proibiu os jogadores do seu time de darem entrevista exclusiva à emissora da familia Marinho.

E quando ele mandou um dos globo-boys  à #*@!%&*!!, aí a bomba explodiu de vez.

Mas confesso que a politização do futebol não foi só culpa da mídia. Vendo Dunga fazer com o PIG o que vem querendo fazer há muito tempo, a esquerda decidiu entrar em campo.

E já entrou catimbando com o “Cala a Boca, Galvão”. Depois, apoiando Dunga contra a Globo, o que gerou editoriais indignados da própria Globo e de Folhas, Vejas, Estadões etc., denunciando a “campanha de Dilma” por estar “aplaudindo” a reação de Dunga aos constantes ataques globais.

Contudo, em tempos de derretimento de sua candidatura à Presidência da República, a mídia – sobretudo a Globo – passa a temer que a população acabe culpando-a por uma eventual derrota do Brasil na Copa – ou, pior, que a Seleção conquiste o hexa e desminta os vaticínios midiáticos de fracasso.

Então, passamos a ver Fátima Bernardes e Willian Bonner com sorrisos que parecem que lhes vão rachar as caras ao terem que comentar não só mais uma vitória de Dunga, mas uma vitória que, como o mundo todo reconheceu ter sido brilhante, Globo e companhia tiveram que reconhecer também.

Contudo, desde os primeiros jogos do campeonato o conclave tucano-midiático tenta vender aos brasileiros a Seleção da Argentina e a da Alemanha. Aliás, tenta vender qualquer time que jogue um pouco melhor.

Hoje mesmo, na Folha de São Paulo, um dos Mauricinhos que escrevem na monótona página A2 se desmanchou todo em elogios à Alemanha e em depreciação de Dunga, daquilo que chamou de “dunguices” e do futebol que o Brasil vem apresentando. Já o principal blogueiro da Veja, está encantado é com o argentino Messi. E por aí vai…

Para ser franco, acho mais fácil venderem Serra aos brasileiros.

A torcida falsa da Globo a favor da Seleção ou a torcida contra explícita da imprensa escrita estão tirando a paciência do fanático torcedor verde-amarelo. Ao misturarem política com futebol, Globos, Folhas, Vejas e Estadões estão cometendo a maior burrada que já vi cometerem – e não são poucas.

Ganhe ou perca, a Seleção será considerada vítima da imprensa. Já começo a apostar que o resultado da Copa, seja ele qual for, influirá na eleição presidencial.

Anotem aí: a bala de prata que a mídia irá atirar contra Dilma na reta final da disputa eleitoral, será prejudicada. Aliás, talvez a raiva que o país está sentindo da mídia por conta de futebol possa ser atenuada, caso a Seleção vença.

Como sou um homem generoso, sugiro aos veículos supra mencionados – e aos que não mencionei – que torçam (muito) para a Seleção vencer a Copa. Não que isso possa facilitar a eleição de Serra, mas, pelo menos, não agravará o descrédito midiático.

Tags: , , , , , , , , , ,

66 Comentário

  1. Você tem razão, Eduardo. Percebi exatamente isso na partida de ontem, quando assisti com mais de um dezena de torcedores.

  2. Em 1954!!! somente o jornal do Salomão Wiener!!! apoiava Vargas na crise do Galeão/lacerda/major vaz.quando o povo soube da morte e suicidio de Getulio… o Povo se revoltou com pedras….queriam incendiar os Jornais contra Getulio…lacerda teve que correr de medo aos EUA!ninguem segura uma turbamulta furiosa!!! a globo que se cuide e o pig….junto!!!O Brasil de verdade nao passa na globo!!!como o caso do ze moreira meu amigo vindo do Parana….trabalha ele esposa duas filhas que fizeram ensino medio! tem contrato de casa por 30 anos via C.Federal!!! o Presidente fale.. vive a voz do povo!!!em quem votara sua familia??? tire suas conclusões…porque eu ja sei….

    • Antônio: apenas a título de exatidão do nome do dono do jornal. Era do Samuel Wayner, proprietário da Última Hora, único dos jornais da época que apoiava Getúlio e vespertino que a UDN acusava de haver sido montado com financiamento do governo.Não mudou muita coisa de lá prá cá, não, como se vê, Você tem toda razão!!!

  3. E mesmo assim talvez agrave. Sem negar a possibilidade da sua hipótese final se concretizar(na alegria todo mundo é perdoado), contudo, também pode acontecer o contrário: com a seleção conseguindo o "hexa", Dunga pode muito bem, aproveitando-se da euforia do título, aplicar alfinetadas(que podem ser pequenas, declarações esparsas; ou grandes, através de entrevistas); em seus detratores; as quais, mesmo que o técnico não as nomeie, atingirão principalmente a Globo(responsável pelo início de toda essa disputa e possuidora de uma abrangência infinitamente maior que a da mídia impressa, tanto que a população refere-se à briga entre "Dunga e a Globo", quando comenta o assunto). Além do que, mesmo que o técnico não o faça, o povo(que já começa a perceber o caráter negativo do controle da informação nas mãos de uma mídia oligarquizada, com interesses políticos claros)poderá "ir à forra" com a mídia por iniciativa sua. Continua…

  4. … Continuação : OU SERÁ QUE NINGUÉM SE RECORDA QUE, APÓS A VITÓRIA DE LULA EM 2006, O POVO EMPUNHOU, POR INICIATIVA PRÓPRIA, CARTAZES EM QUE DEBOCHAVA DA DERROTA MIDIÁTICA. FATO VERIFICADO EM DIFERENTES PARTES DO PAÍS? Se a seleção for derrotada, aí a coisa complicará para os barões da comunicação : suas empresas e seus lacaios(para esses últimos eles não ligam a mínima, são peças descartáveis. O problema são as empresas)serão demonizados por todo o país, num ponto que talvez só tenha sido visto quando do suicídio de Vargas, em 54. Por isso, se essa gente fôsse um pouquinho inteligente, deveriam torcer sinceramente pela vitória do Brasil(nesse caso, TALVEZ tenham chances de escapar com poucos ferimentos do imbrólio que criaram). Deveriam pensar desse jeito e parar de torcer por Alemanha ou Argentina(o blogueiro da veja gosta de Messi por "outros" motivos), livrando-se duma postura colonizada que, em futebol, era inédita.

  5. Eduardo. Eles estão torcendo ardorosamente pelo fracasso da seleção! O Dunga virou alvo da Globo, por proibir as "exclusivas" da Fátima Bernardes, dentro do ônibus da seleção, no campo, no hall do hotel..etc. A campanha é sitemática. E por outro lado, já pensou a seleção subindo a rampa do planalto, comemorando o Hexa com o Lula? Perigando comemorar o Hepta com a Dilma? os componentes do PIG vão se imolar em Pça pública.

  6. É, a imprensa no Brasil corneta a seleção brasileira há mais de 20 anos porque antecipou que a Dlma seria candidata em 2010. Valha-me deus, viu…esse post é a essência do pelo em ovo.

    • Concordo, poucas vezes li tanta bobagem junta.

      • e eu li dois comentários que é pura BOBAGEM o seu e o do Rodrigo Leme.

        • Partindo do caro Rodrigo Leme, concordo que você, pois ele é um tucano enrustido. Ele é mais um daqueles que se orientam pelo PIG para criticar as conquistas sociais e os candidatos ligados ao povo.

    • Não sei o que quer dizer “cornetar” na língua dos trolls, mas é bem verdade que a imprensa sempre quis dar pitaco e criticar decisões de escalação e táticas, o que não a faz diferente dos 190 milhões de torcedores.

      Mas isso é bem diferente do que estão fazendo, tecendo loas aos adversários e tentando submeter o técnico à execração pública.

      Também é bem diferente de tentar atribuir aos simpatizantes de um candidato uma campanha do tipo “cala a boca Galvão”. Ou, o que é pior, criticar os que vêm em apoio ao técnico da seleção (agora apoiar o técnico do escrete configura péssima conduta).

      Tentar colocar coisas diferentes dentro de uma mesma categoria é um sofisma muito mal construído.

      Só me resta pensar que os demotucanos deviam oferecer recompensas mais atrativas aos seus trolls de estimação, visando conseguir gente mais qualificada, que conseguisse construir sofismas que não fossem uma ofensa à nossa inteligência.

      Fazer o que…

      • "Mas isso é bem diferente do que estão fazendo, tecendo loas aos adversários e tentando submeter o técnico à execração pública."

        Hahahahahah, essa é boa: É EXATAMENTE ISSO QUE A IMPRENSA FAZ TODA COPA!!! :DDDD

        E se vc não sabe o que é "cornetar", vc nem entende de futebol o suficiente pra dar pitaco sobre o assunto….

        • Não tem jeito, não.

          Os trolls não pensam muito bem, mas são bem treinados.

          Foram ensinados a repetir o discurso indefinidamente, na esperança que, pela repetição, seja assimilado como verdade.

          Vai tentando. Na Alemanha Nazista deu certo…

        • Rodrigo Leme, ao ler seu primeiro comentário, movido pelo chamado “benefício da dúvida”, imaginei que você tivesse momentaneamente perdido o leme.

          Depois de ler o comentário número 2, concluí que havia me enganado: você não perdeu leme algum.

          O problema é que você tem leme apenas no nome.

  7. Hahahahaha… hehehehe… e este comentário é o chifre na cabeça do cavalo, hahahahaha… Piada pronta!

  8. Quem não sabe rezar xinga Deus… É a imagem dos derrotistas estampada na Folha de São Paulo… ficou claro que torcem contra a seleção… pregunto: o que ganham com essa torcida contra? o povo vai deixar de votar em Lula por causa da Seleção? Ou torcem contra porque Dunga se rebelou contra a imprensa? E que a tão famigerada imprensa não escala mais a seleção?

  9. Me ajuda aí, ohh!! Bem que vc poderia retirar a imagem deste zé ladeira de dentro do campo. Sai pra lá monstrengo.

  10. Edu, vc ja reclamou que faziam caricaturas debochadas de Lula e/ou Dilma.
    Mas de Serra pode?? Este é o espírito dos Blogs Progressistas Democráticos verdadeiramente de esquerda??

    • A diferença é que nesse caso não há edição alguma de imagem. A cara do Serra é esta mesma, ou você acreditou na edição "meiga" de Veja?

    • Eu sempre vi o Serra do jeito que foi retratado acima. Dá um medo tremendo votar nele por vários motivos, um deles é ele ser parecido, muitíssimo parecido com o Nosferatu, isto se não for o próprio em pessoa.

      A Revista (in)Veja para atenuar a péssima imagem do Zé Ladeira Abaixo fez o tal como uma pessoa meiga, tão falsa quanto o discurso moralista e ético da Revista (in)Veja.

  11. A cada dia que passa a cobertura de Fátima Bernardes está cada vez mais cadavérica, os sorrisos quando brotam são gélidos, ja a Band tem farto noticiário sobre a Copa, não que o canal da família Saad e Boris Casoy seja flor que se cheira, mas ao menos o Brasil tem uma opção a mais que não apenas a Globo

  12. A pesquisa da Vox Populi confirmou o IBOPE, e olhe lá que a Vox pesquisou após o programa de Serra no horário de PTB, mas dizem meus botões que a Folha vai fraudar sua pesquisa para tirar uns pontinhos da Dilma e dar pra Serra,
    Falando em programa de Serra no horário do PTB, cadê a Dra. Curau?
    Até agora ela não deu nenhum declaração à imprensa denunciando o crime de Serra.

  13. Pior de tudo é ver a ESPN Brasil embarcar nessa canoa furada, linha auxiliar do consórcio demotucano. Alô Trajano e cia, é muita má vontade com a seleção brasileira.

  14. Essa "imprensa" podre, de tanto puxar a corda golpista, ainda vai se enforcar nela.

  15. Olha, não sei se o Dunga pode ser considerado esse herói não. Fico feliz que tenha peitado a Globo e acabado com uma era de privilégios, mas isso não justifica seu mau-humor.

    Escrevi um texto sobre isso:
    http://contraponto.posterous.com/globo-x-dunga-al

  16. Ah, vocês viram? A Fatima Hommer Bernardes deu uns toques loiros no cabelo para ir à África!

  17. Nenhum técnico de seleção apanhou mais que Felipão em 2002. Ali tinha complô anti-seleção pro FHC fazer seu sucessor? Afe…

    O Dunga apanha muito menos que o Felipão. A diferença é que o Felipão trabalha, e o anão chora.

    • Hahhahah, agora eu vi, -72p? Será que chego nos -100 hoje? É bom, sinal de quem não se rende ao consenso estabelecido do partidão…

    • Os direitistas, que são pobres em argumentação, sempre trazem alguma comparação para justificarem seus atos. Não há nenhuma ligação de fatos entre a copa passada e a eleição passada com esta. É só acompanhar a midia. Eta povinho mais "estreito" este

    • A imprensa sempre bate em técnicos que estão perdendo. Nunca neguei isso. Mas Dunga apanhou até enquanto estava ganhando

  18. Belissimo texto Eduardo.
    Gostaria ter escrito isso mas, quam sou eu para tanto?

  19. tem um fato grave q pouquissimos perceberam:voces repararam q o seu"cala boca galvão",está torcendo para uma final entre brasil e argentina?2o o"sujeito",fala q"seria uma final de arrepiar".não é a 1a vez q vem falando isso!pode ser inocencia minha mas,tem interesses nesse"desejo".não é nada futebolistico!não publique no ar.mas,preste atenção nisso eduardo!

  20. Em relação àquele "Mauricinho que escreve na monótona página A2", isso nos remete à Kafka, o ser humano pode sofrer metamoforse, se transformar em barata.

    Pois não se trata de outra coisa, alguém que estuda bastante, se esforça para ser intelectual e acaba "engraxando" os sapatos dos "tavinhos" , "marinhos", "civitas", "mesquitas" etc.Mas para baratas, às vezes uma chinelada resolve.

  21. Caro Edu,
    acho que isto merece seu comentário e divulgação:
    http://contextolivre.blogspot.com/2010/06/noticia

  22. Fora da pauta:
    Deve estar faltando profissionais na casa. Vejam:
    "Rede Globo
    Trabalhe com Rede Globo. Busque Aqui Vagas na área de Rádio e Rede Globo http://www.Catho.com.br/Rede+Globo" (aspas sãominhas.
    Isso está inserido na pagina do gmail, à esquerda, na coluna de anuncios.
    kkkkkkkkkk

  23. Vejam que ironia:

    “”Procure na notícia explicar o que aconteceu e não o que não aconteceu. Haverá sempre uma forma positiva – basta procurá-la – de você transmitir a informação ao leitor, seja no lead, seja no título”, diz o Manual de Redação e Estilo de O Estado de São Paulo.” (Grifos meus) (Geraldo Sobreira, 2002)

    Ou seja, O Estadão, assim como FHC manda rasgar tudo o que escreveu.

  24. Com pedido de desculpa ou não do dono do Extra, eu só entro em uma loja dessa rede depois da copa e se o Brasil perder, ai so Deus sabe quando entrarei de novo.

  25. Eduardo,
    se continua essa estratégia do casal "pose de samambaia", Bonner-Bernardes, a vitória, ou a derrota da seleção pode ser a bala de prata…no Serra.

  26. Falando em candidatura "derretendo", Eduardo, a pseudo "candidatura" de Serra tem, no maximo no maximo estourando… duas semanas.

  27. Eduardo,

    graças às trapalhadas do casal “pose de samambaia”, Bonner-Bernardes, a vitória ou a derrota, da seleção pode vir a ser a bala de prata…do Serra.

    Ainda opino que o grande suspense em outubro será o empate entre Serra e Marina.

  28. Falando na página A2 da Folha, o Carlos Heitor Cony vivia repetindo, antes da primeira eleição do Lula, em 2002, que o povo elegeria um poste, mas não elegeria o Lula. Errou cilindricamente! Hoje podemos até ironizar esta atitude do "analista político" Carlos Heitor Cony, refazendo a frase, dizendo que o Lula elege "até um poste", mesmo sabendo, evidentemente, que a Dilma não é um poste. A Dilma é uma rodovia, o caminho. O Serra, como sabemos, é apenas uma cabine de pedágio.

    • Gostei,
      "Na rodovia tinha uma praça de pedágio
      Tinha uma praça de pedágio no meio da rodovia
      Tinha um pedágio

      Nunca me esquecerei desse acontecimento
      Tinha uma praça de pedágio no meio da rodovia…"

      Viva o Drummond

  29. Ache esquisito foi o gaslvão sair da africa do sul correndo para ir narrar a corrida ou talvez possa ter feito em um studio também(será) ELE NUNCA FEZ ISSO. O que será que esta acontecendo, estão dando um tempo com ele?
    CALA A BOCA GALVÃO!

  30. Isso sem dizer que a Falha publicou anúncio de patrocinador da Seleção Brasileira já tirando o Brasil da Copa da África, é o fim desses rapazes da Barão de Limeira, estão detonando o que os velhos Frias/Caldeira construiram puxando o saco da ditadura até emprestando camionetas de entregas de jornais para sumirem com os opostos…

  31. Sabe o que me impressiona? A candidatura serra derreteu mais rápido do que a candidatura do Picolé derreteu em 2006. A pesquisa Vox Populi confirma os 5 pontos de vantagem e a situação caminha de tal maneira -inclusive com uma palhaçada em torno do vice de serra- que será difícil arranjar uma bala de prata com capacidade de abater um gigante. Não sou dado a otimismo exagerado, mas se até o PSC abandonou serra e Osmar Dias não desistiu de sua candidatura ao governo do Paraná mesmo com seu irmão fazendo o papel temporário de vice do serra, não é difícil acreditar que a eleição se resolva no primeiro turno. Não sobrou nada ao lado de serra além do PSDB udenista, do PFL contrariado, dos Quércias, Jeffersons e Malufs da vida… O PIG será levado pela enxurrada.

  32. Eduardo, a situação da oposição está periclitante. Trapalhadas de Serra, trapalhadas da mídia serrista.

    A Folha publicou um anúncio "errado" da rede de supermercados Extra, como se a Seleção tivesse perdido para o Chile. Tudo porque o jornal queria se vingar de Abilio Diniz, que já explicitou seu apoio a Dilma.

    Resultado: Abilio está furioso, e já avisou: vai processar o jornal.

    Enquanto isso, FHC teve que voltar às pressas da Europa para apagar o incêndio na candidatura Serra. Incêndio esse provocado por Serra e seu neo-vice Álvaro Dias. O prazo legal expira HOJE. Os tucanos estão se descabelando para tentar consertar as coisas. E Serra não queria nem mesmo participar da reunião. Esse sujeito é incompetente até mesmo para administrar sua campanha eleitoral!! Não é à toa que quando ele foi ministro do planejamento tivemos um apagão de quase um ano que nos custou R$ 45 bilhões.

  33. Calma, gente, como diria a minha mãe: nem tanto ao mar, nem tanto a Terra.
    Como diria Jack, vamos por partes:

    1-) Em 2002, Felipão foi atacado pela imprensa do Rio pela não convocação do Romario, a imprensa de São Paulo ficou em compasso de espera. Algo semelhante ja tinha ocorrido em 1994 com o Parreira mas com sinal trocado: atacado pelos paulistas, defendido pelos cariocas.

    2-) A hostilidade contra o Galvão Bueno (justissima por sinal) não e' de agora. Faz muito tempo que as faixas de "Fora Galvão" e "Cala a boca Galvão" povoam os estadios.

    3-) A briga da Globo contra o Dunga so' começou por causa do episodio da entrevista exclusiva, pois ate' aquele momento a Globo protegia o Zangado, digo Dunga. E o Dunga vem sendo mal-educado desde sempre… Acrescente-se o descontrole da Globo por estar perdendo sua hegenomia na area das transmissões esportivas, vide o sucesso da Record na transmissão das Olimpiadas de inverno e a perda de exclusividade da Globo para as proximas Olimpiadas.

    4-) Uma coisa e' espinafrar a canalhice da Globo, outra e' defender a convocação feita pelo Dunga. Ou alguem consegue me explicar quais são as qualidades do graaandeeee Michel Bastos? Sou contra os 2: Dunga e Globo.

    Resumindo: o inimigo do meu inimigo não e' automaticamente meu amigo.

  34. Vi isso ontem na capa do Globo, depois do jogaço de 3 x 0 sobre o Chile, que dizia que "seleção melhorou mas não encantou". Alí eu li o ar da burrada. Mas, fazer o quê, né? Pior pra eles….

    Em tempo, Cala a Boca Galvão! rs

  35. Cara, eu tô entre a cruz e a espada. Vejo coerência, transparência e tudo de bom nas atitudes do Dunga. Só que não me agrada a proposta de futebol que ele está enraizando na seleção, embora seja time pra ganhar a taça, penso eu. Só que o preço a pagar é muito caro. Não tem jogador criativo no meio, não tem o toque mágico, não tem certa margem de rebeldia na seleção. O Sócrates disse que é um grupo mais fácil de controlar. Ninguém contesta. E tem também o fato de seleções como a Holanda, Espanha, Alemanha que não abrem mão do futebol ofensivo. A Espanha mesmo depois de fazer um gol continuou indo pra cima do esquema covarde de Portugal. Porém, tem a questão política. E com a sua reflexão de hoje, penso que mesmo em caso de derrota, o PiG pode pagar a conta. Legal.

  36. Varios sindicatista aqui do ABC palulista estão pedindo para a Dilma compra a briga do Dunga não vai participar dos debates politico promovidos pela da Globo em consideração ao Dunga e a nossa seleção.

    até a vitória sempre

  37. Caro, Eduardo
    O PIG perde o pelo, mas não perde o vício.
    Veja essa notícia no blog do Nassif: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-ultima

  38. boa francisco figueiredo.tenho a impressão de q a gente(time),sai na sexta.se não,o hexa,só virá no maracanã em 2014.mesmo assim,essa bala de prata vai matar(e já está matando)2 coelhos numa cajadada só!eu nunca vi uma oposição tão burra feito a nossa.e quem não percebeu as trapalhadas é tão quanto!

  39. Gostaria de saber quanto a Globo irá faturar em caso de a seleção brasileira ir para a final? Por isso não sou tão a favor da tese de que eles torcem pelo fracasso da seleção. Mas que eles odeiam o Dunga isso não resta dúvida.

  40. Perfeito o texto! Por incrível que pareça, o "ópio do povo" está servindo de certa forma para desmascarar a mídia golpista. É preciso aproveitar esse momento para concientizar o povo de como a mídia é manipuladora em outras áreas.

  41. Francamente, dado que sou completamente afutebolístico, não entendi essa contenda toda entre Galvão e Globo de um lado, e Dunga e os que se opõem ao PIG de outro… Isso me recorda meus tempos de ginásio, quando por mais que tentasse, não conseguia entender porque cargas d'água meus colegas só (e quando digo "só", é só mesmo, exclusividade total…) falavam de futebol… Aquilo me parecia um tipo de transe ou estado hipnótico, sei lá. Estou sentindo um pouco disso aqui no cidadania, ultimamente.

  42. uma coisa tenho certeza se o governo conseguir implementar a banda larga “para todos” a internet vai conseguir como vem conseguindo nestes ultimos dias, a queda do quartel midiatico brasileiro e conseguir projetar as ideias e idelogias “dos sem midias”…. com certeza a saida para isso é a intenet!!!

  43. Bravo Edu, é isso aí mesmo. Eu fui uma que respondi a um e-mail da “poderosa” globo que adorei o que o Dunga fez com o seu jornalista, que estou adorando o cala boca galvão e disse mais cala a boca globo porque o povo não é bobo é só a rede globo que acha. O G1 da globo andou espalhando o video em que o Dunga manda o Tadeu para aquele lugar na tentativa de desmoralizar o Dunga e se fazendo de vítima, coitadinha da globo né, eu tive que rir não pude segurar e devolvi o e-mail dando os parabéns para o Dunga e disse que milhões de brasileiros gostariam de fazer o mesmo que o Dunga, mas não temos chance.

  44. O leitor Rodrigo Leme ( juntamente com alguns poucos parvos) não entendeu o ponto central do texto do Eduardo Guimarães e eu vou tentar explicar ao "cabeça de bagre" do Rodrigo (expressão da gíria futebolista que o dito cujo conhece como ninguém) . A Globo cresceu prestando serviços à ditadura militar, assim como a Folha que emprestava veículos para os torturadores do regime militar segundo consta em inúmeros depoimentos. Já o Estadão é mais "antigo" e sempre representou a direita patrimonialista de São Paulo com a sua ideologia da Casa Grande contra a Senzala, a aristocracia branca (os "homens bons" do Professor Hariovaldo) contra o crioléu popular, a massa ignara, o populacho, etc. A questão do futebol e da copa é um exemplo mais daquilo que o PIG acha que é o seu dever e competência: a manipulação calhorda da opinião pública. Como esta manipulação não está dando muito certo contra o Lula, os caras ficam meio assim atirando pra todo o lado e porque não o futebol, a copa e o escambau? Tudo é pretexto pra martelar a mesma mensagem cuja ressonãncia é cada vez mais fraca, pra desespero dos manipuladores que não entendem como aquilo que funcionou aparentemente tão bem desde o Brasil colônia não funciona mais… O Rodrigo há de convir que é uma situação inquietante pro PIG e gente em situação de grande ansiedade acaba fazendo coisas assim meio burras…como publicar um anúncio dando adeus à copa após a vitória da seleção contra o Paraguai. O ponto é que o país onde o PIG dominava está desaparecendo na distância, e em muitos aspectos já não existe mais, e estes jornalistas emburrecidos por décadas de neoliberalismo pueril à moda Color e FHC não conseguem esquecer por um minuto a sua "visão de quintal" (porque "visão de mundo" é algo além da capacidade deste pessoal) e olhar a realidade como ela é. Aconselhamos ao Rodrigo leituras mais atentas e cuidadosas e sobretudo abster-se de ler a Veja por alguns dias pelo menos,

Trackbacks

  1. Tweets that mention A eleição que foi à Copa | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.