Folha mente sobre PF

PF avaliza visão de Serra sobre Bolívia

Itamaraty enviou relatório à Câmara que revela crescimento na produção de cocaína sob a gestão de Morales

Aumento é resultado de política que combate o tráfico, mas valoriza a produção da folha de coca, afirma ministério

JOSIAS DE SOUZA
DE BRASÍLIA

Documentos oficiais produzidos pelo governo durante a gestão do presidente Lula reforçam a acusação de José Serra (PSDB) contra o governo da Bolívia.
O pré-candidato acusou o governo boliviano, na última quarta-feira, de ser “cúmplice” dos traficantes que enviam cocaína para o Brasil. Em reação, a rival petista Dilma Rousseff disse que Serra “demoniza” a Bolívia.
Dados colecionados pelo governo, porém, avalizam a versão do tucano.
Sob condição de anonimato, uma autoridade da Divisão de Controle de Produtos Químicos da Polícia Federal falou à Folha que, segundo relatórios oficiais da PF, 80% da cocaína distribuída no país vem da Bolívia -a maior parte na forma de “pasta”. O refino é feito no Brasil.
Para a PF, a evolução do tráfico revela que há “leniência” do país vizinho. Serra usara uma expressão análoga: “corpo mole”.
A PF atribui o fenômeno a aspectos culturais, pois o cultivo da folha de coca é legal na Bolívia. O produto é usado de rituais indígenas à produção de medicamentos. Seu excedente abastece o tráfico.

ITAMARATY
Num documento endereçado à Comissão de Relações Exteriores da Câmara, em 2007, o Itamaraty disse que, “entre 2005 e 2006, a área de produção de folha de coca na Bolívia cresceu de 24.400 para 27.500 hectares”.
Também informa que, sob o governo de Evo Morales, adotou-se tanto uma política de combate ao narcotráfico quanto de “valorização” da folha de coca.
Segundo o Itamaraty, uma delegação de brasileiros e chilenos foi à Bolívia, em junho de 2007, para reunião com autoridades locais. “Sem resultado”, diz o texto.
Sob Lula, realizou-se um esforço para reativar, sem sucesso, as comissões mistas antidrogas Brasil-Bolívia.
Em setembro de 2008, o Itamaraty enviou à Câmara uma atualização do relatório assinado pelo chanceler Celso Amorim. No tópico sobre drogas, ele afirma que a ONU “divulgou relatório que indica aumento na produção de coca na Bolívia pelo quinto ano consecutivo”.
Em outubro de 2008, Morales expulsou da Bolívia cerca de 20 agentes do departamento antidrogas dos EUA que ajudavam no combate ao tráfico. O pretexto foi a acusação de que a DEA (agência americana antidrogas) realizava espionagem.
A Bolívia firmaria, dois meses depois, um acordo com o Brasil, segundo o qual a PF passaria a atuar na Bolívia no combate ao tráfico de cocaína e armas. Diz a PF que o acordo esbarra até hoje em entraves financeiros. La Paz deseja que Brasília arque com os custos.

Tags: , , , ,

28 Comentário

  1. Edu,

    Quem deu esta informação para a "foia"? Será que foi o super agente itagiba, aquele da Lunnus? Ou se preferirem, aquele amiguinho do dantas e do fhc ou aquele que foi eleito pelos milicianos do Rio? A instituição POLÍCIA FEDERAL luta diuturnamente contr o tráfico de entorpecentes e armas e só não faz mais porque faltam-lhes recursos humanos e materiais, aliás, como soi em todo o serviço público.

  2. Continuando…

    A segurança pública nunca, repito, NUNCA, foi tratada com a importäncia que lhe é devida, seja no nível federal ou estaduais. Nossos governantes sempre deram de ombros para a segurança pública e agora o serrágio quer trazer para as luzes esse tema como eixo central de campanha e ainda quer criar um tal de ministério da segurança, numa clara certeza de que não domina o tema e, pior, não tem propostas. A Dona Dilma terá que enfrentar o problema de frente pois, só para ficar em dois exemplos, os grandes eventos esportivos mundiais estão se avizinhando e apenas desejar pagar um bonus aos policiais não servirá sequer de paliativo. Tratar de segurança público é muito mais abrangente e complexo do que se possa imaginar e exigirá postura e determinação dos próximos governantes.

  3. Parabéns! a lápide ficou perfeita!!!! Adorei!!!

  4. Será que o pessoal da imprensa anda "cheirando"? Mas se for, creio que a droga venha do Uribe…

  5. Eduardo, no primeiro dia em que foi feita a transferencia do blog, postei (e, creio ter feito bobagens no envio) não vi a publicação. Passei esses dias todos só lendo e me "ajustando" á nova casa que por sinal está uma beleza. Parabens.
    Parabenizo-o tambem pela lápide.
    Creio que perguntar pela "sobrinha" lhe é dolorozo responder.
    Seja o que Deus determinar.

  6. Em materia do jornal Brasil de Fato de 03/05/2008
    ONU pede que Bolívia e Peru proíbam população de mascar coca
    Governo de Evo Morales afirma que hábito faz parte da cultura milenar dos povos indígenas e vai contestar a recomendação do escritório anti-drogas da ONU
    Igor Ojeda
    Correspondente do Brasil de Fato em La Paz (Bolívia)

    O Escritório contra Drogas e Crimes (UNODC, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU), através de uma agência colaboradora, a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), exortou, na segunda-feira (3), “os governos da Bolívia e do Peru a adotarem rapidamente medidas com o objetivo de abolir os usos da folha de coca (…), incluída a prática de mascá-las”.
    continua…

  7. continuando…

    A “solicitação” está no informe anual da Jife, lançado pela UNODC. O documento pede que os dois países pensem em uma forma legal de “abolirem ou proibirem” a prática de se marcar coca, assim como “ a fabricação de outros produtos que contenha alcalóides da coca com destino o consumo interno e a exportação”.
    O governo boliviano reagiu prontamente. Na terça-feira (4), o Ministro de Governo, Alfredo Rada, anunciou que uma delegação participará, na próxima semana, das sessões da Comissão de Entorpecentes das Nações Unidas, em Viena, na Áustria, ocasião que ratificará “o valor cultural da folha de coca”.
    “A folha de coca, para nós, significa vida e é parte da cultura de viver bem. A Bolívia defenderá a folha de coca contra eventuais ameaças feita por certos organismos internacionais contra seu consumo tradicional”, disse Rada.
    continua…

  8. continuando…

    Segundo ele, o documento atenta contra um princípio básico dos povos indígenas bolivianos. “É um informe unilateral e de conteúdo colonialista. Para refutá-lo, há documentos de política internacional, como a declaração da ONU de 1988, que reconhece a dimensão histórica da folha de coca”.
    O Ministro de Governo lembrou, ainda, que a Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas, de setembro, reconhece a tradição do acullicu (ato de mascar coca).
    FONTE: http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/intern… bolívia

  9. A quem interessar, outra matéria do Brasil de Fato (jornal de verdade) sobre o assunto:

    "Desrespeito a uma cultura milenar. Bolivianos rechaçam recomendação da ONU para que se proíba o hábito de se mascar coca e defendem qualidades da planta". de 14/03/2008
    http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/intern… bolívia

  10. veja essa reportagem do Terra, mais uma ficção….____A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão de auditoria da Organização das Nações Unidas, iniciou em segredo neste mês uma força-tarefa para avaliar as atividades nucleares do Brasil. A operação ocorre após o acordo firmado entre os governos brasileiro e iraniano sobre a transferência de urânio do Irã para a Turquia. A AIEA reclama de áreas secretas no programa nuclear do Brasil.

  11. continuando,
    As informações são do jornal Le Monde.____Segundo o diretor da Agência de Energia Atômica, Yukiya Amano, que visitou o Brasil em março, é "frustrante" que seus inspetores não possam acessar todas as atividades de enriquecimento de urânio realizadas no país. O governo brasileiro justifica a parte secreta de suas centrífugas por razões de concorrência comercial. O importante papel desempenhado pelo Exército – em especial a Marinha – no programa nuclear brasileiro reforça as preocupações apresentadas pela AIEA. Algumas fontes do Le Monde consideram que o Brasil é um país "em risco" porque tem garantias suficientes e nunca mencionou a posse da bomba como um elemento crucial do poder por sua própria conta.____

  12. Não gosto da nossa "grande" mídia, mas não vi nenhum desmentido sobre a notícia. Gostaria de ver algum pronunciamento de alguém da PF desmentindo de fato a notícia.

  13. D~e uma olhada na manchete da Folha de hoje, domingo. É uma propaganda preconceituosa digana da elite paulistana, ao denominar o crescimento do nordeste de "Chianáfrica". Êta jornalzinho rampeiro.

  14. Todos os Elementos da Natureza não são e nunca foram "drogas".São dádivas Divinas porque foram criadas e abençoadas pela nossa Mãe Natureza.Todos Eles têm zilhões de utilidades para Tudo que habita no nosso Universo.Os homens, sempre eles,é que são as verdadeiras "drogas", que por diversos "motivos" fazem, intencionalmente ou não,uso inapropriado Deles, transformando-os em "drogas" ou "não-drogas".Vejam as "Drogarias",são verdadeiros Supermercados de"drogas",todas elas elaboradas por grandes Conglomerados industriais considerados os mais lucrativos do mundo utilizando-se sòmente dos Elementosda Natureza.Todos Eles existem desde que o nosso Mundo existe e,por isso mesmo,nunca foram "drogas".E Por quê, a partir de uma certa época, a chamada "guerra-fria", as Mídias(Meios de Enganação de Massa) Corporativas, cooptadas que são pelo grande Capital Financeiro dominante nacionais e transnacionais,por diversos motivos também passaram a Satanizar sòmente alguns desses Elementos e não os Outros que também foram transformados em "drogas?" :a água…

  15. continuação…o ar, o solo, o abandono e consequentemente estupros de crianças a partir de tenras idades nas sarjetas em todo o nosso País; os automóveis que matam e/ou aleijam e mutilam 800.000 por ano nas Estradas brasileiras et caterva. Muito simples, aumentar os seus Poderes que já são dominantes e dominar mais ainda as nossas consciências, impondo "ideologias" perversas que cada vez mai irão favorfecer os seus domínios sobre todos nós. O nosso grande dramaturgo Nelson Rodrigues sempre diz: "Se os fastos provam tudo isso, pior para os fatos".

  16. continuação….quando citei: água …foi omitido:…..a água poluída e contaminada pela "droga" homem é responsável pela mortes diárias de milhares de crianças de todo o nosso país por diarréia infecciosa. Morrem em um ou dois dias apenas….Faltou ainda acrescentar que são os automóveis que enriquecem dezenas de Montadoras, todas estrangeiras, de diversas partes do mundo são respansáveis pelo maior flagelo humanitário que todos os outros existentes,diáriamente, e em todos os tempos.

  17. Esse "texto" deveria ser enviado à Justiça,ao Congresso e à ONU como exemplo de IRRESPONSABILIDADE JORNALÍSTICA CRIMINOSA.A "matéria" baseia-se nos preconceitos mais tacanhos,que são a cara da corja da Folha,tenta "embasá-los" com "informações" de anônimos e mistura propositadamente o cultivo da folha de coca,QUE É UMA CULTURAL DE 3000 ANOS DO MORADORES DO ALTIPLANO),QUE A USAM PARA FINS MEDICINAIS,TANTO NA CURA DE DOENÇAS,COMO PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA,JÁ QUE A FOLHA É UM VASO DILATADOR E FACILITA A RESPIRAÇÃO HUMANA NA ALTITUDE,Propositadamente a Folha mistura informações sobre o aumento do cultivo da folha de coca(OBSERVEM QUE O ÚNICO RELATÓRIO QUE PODE SER "RASTREADO",FOI ENVIADO AO CONGRESSO,FALA APENAS NO AUMENTO DO CULTIVO DA FOLHA DE COCA),com informações falsas,sem origem concreta,sob um suposto aumento no tráfico de cocaína(OBSERVEM QUE O "RELATÓRIO" QUE APRESENTARIA ESSA INFORMAÇÃO NÃO TEM ORIGEM,SUA EXISTÊNCIA DENTRO DA PF FOI APENAS "INFORMADA" POR UM FANTASMA,UM ANÔNIMO).

  18. O dia em que o jornal da ditabranda disser algo verdadeiro, ninguém vai acreditar. Mas parece que não haverá tempo para isso, pois o folhetim panfletário está pela hora da morte. (Já vai tarde e não fará falta).

  19. É o coro do reacionarismo,do preconceito e da ignorância conservadora sendo acionado para sustentar a atávica visão de mundo direitista,através da qual a mídia sempre tentou "doutrinar" a população,fazendo-a enxergar a realidade com a visão daqueles que a oprimiam,levando-a a adotar posicionamentos que eram-lhes prejudiciais.SÓ QUE O BRASIL MUDOU. A MÍDIA PERDEU SEU PODER DE INFLUÊNCIA E,TIRANDO ALGUNS FANÁTICOS E AQUELES QUE JÁ SÃO FASCISTAS,IMBECILIDADES COMO ESSA DE SERRA SÓ O LEVAM A DESFAZER-SE DA CAPA QUE INUTILMENTE TENTOU USAR PARA NÃO SER O ANTI-LULA(TENTANDO ESCONDER-SE DO GOVERNO QUE RENEGA,O DE FHC,MAS A CUJO PROJETO NEO-LIBERAL ESTÁ UMBILICALMENTE LIGADO).AO MOSTRAR SUA "CARA",SERRA E FOLHA ACABAM AJUDANDO NA COESÃO DAS FORÇAS PROGRESSISTAS VISANDO DERROTAR O QUE EXISTE DE MAIS DESPREZÍVEL E ATRASADO NESTE PAÍS,"FORÇAS" DAS QUAIS O TUCANO E SEU JORNAL SÃO MEMBROS EMÉRITOS.

  20. A pensar que um dia eu tive orgulho de ir a banca e comprar um exemplar desse jornaleco.

  21. ASSIM, NÃO TEM “JOSIAS” QUE DÊ JEITO!

    O pó malhado de José Serra

    Do Blog Óleo do Diabo

    If you got bad news, you wanna kick them blues. Se a coisa tá feia, e você quer dar a volta por cima, apele para a cocaína. É o que diz a canção imortalizada por Eric Clapton.
    É o que fez José Serra. A diferença é que a canção vem carregada de ironia. O tucano falou a sério.

    De certa forma, é bom que Serra e seus cúmplices na mídia gastem saliva e energia tentando fazer da Bolívia a origem de nossos males.
    (CONTINUA…)
    Fonte: http://oleododiabo.blogspot.com/2010/05/o-po-malh

  22. O pó malhado de José Serra
    Do Blog Óleo do Diabo

    Através de uma sutil e astuta manipulação sintática, Josias de Souza consegue várias proezas:
    1.Converter a opinião de uma fonte anônima da PF numa declaração oficial da própria instituição.
    2.Diz que a opinião dessa fonte "reforça" as acusações de Serra; daí transforma "reforçar" em "avalizar".
    3.Reforçar é uma coisa; avalizar é outra. Dizer que a PF avaliza a visão de Serra é uma mentira e uma temeridade.
    4.Transforma uma questão eminentemente diplomática e política, porque envolve a soberania de outra nação, em mero assunto de polícia.
    5.Usa um silogismo afoito e miserável: aumentou produção de coca na Bolívia, logo Morales fez corpo mole.

    Fonte: http://oleododiabo.blogspot.com/2010/05/o-po-malh

  23. A mentira esta aonde mesmo?

    No fato da Bolívia não produzir cocaína.

    No fato do governo boliviano fazer corpo mole ?

    ou no fato de que o Brasil não consome cocaína

    Não entendi

    • A Polícia Federal não avalizou declaração nenhuma de Serra

      • A Polícia Federal não avalizou. Quem avalizou foram os múltiplos carregamentos de cocaína vindos da Bolívia, as milhares de pessoas vivendo no flagelo do vício da cocaína, a inoperância dos governos no combate ao contrabando, a guerra civil que se instalou no Brasil pelo poder da Cocaína, os tiroteios diários nas comunidades pelo poder do ponto de venda.

        • As crianças fumando crack diante da polícia de Serra no centro de São Paulo…
          Quanto ao que você escreveu, atribuir 90% desse problema à Bolívia e acusar o presidente daquele país de ser cúmplice dos traficantes, é coisa de gente mentalmente doente ou então tremendamente canalha.
          E o pior é que safados que nem você e o Serra jogam com a ignorância das pessoas. Ninguém sabe o papel que a folha de coca tem nos Andes. Usam a cultura de milhões de pessoas para carimbá-las como traficantes.
          Eu não deveria publicar um sem-vergonha, criminoso como você. Não sei porque faço isso. Talvez para mostrar como tem gente que não vale nada neste mundo.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Folha mente sobre PF | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.